Corrigindo problemas no acesso de rede no VirtualBox


Tenho notado um crescente número de usuários do VirtualBox alegando problemas com a ambiente virtualizado, são coisas como falha no acesso da rede, lentidão ao acessar recursos da rede ou ainda interrupção abrupta do ambiente.

Eu utilizo como sistema host o Ubuntu 9.04 e o VirtualBox 3.0.2 e pelo que parece esse problema tem maior incidência em hosts Linux com versões superiores a 3.0 do VirtualBox. Realizando testes notei um detalhe, que todos os problemas no ambiente virtualizado eram disparados quando era necessário algum acesso na rede.

Por default o VirtualBox tem configurada a opção de NAT para a placa de rede virtualizada, onde o mesmo IP do host é “compartilhado” com o guest (ambiente virtualizado) e isso tem causado certa instabilidade. A solução não poderia ser mais simples, basta mudar a opção da rede de NAT para BRIDGE.

Fazendo isso e casa a sua rede tenha IP fixo (que não utilize DHCP) é preciso deixar um IP para o host e outro para o guest.

Provavelmente todos os seus problemas no ambiente virtualizado irão acabar.

Tags:,
Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 321 outros assinantes

Busca

outubro 2020
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias