Para onde a Oracle levará o Java


Realmente esse é um ponto controverso, o que a Oracle irá realmente fazer com o Java, Netbeans e MySQL? De certa forma todos esses produtos da Sun tem concorrência com produtos da Oracle, principalmente o MySQL.

Com o Java poderemos ter um salto qualitativo, pois a Oracle até mesmo pela sua aderência ao Java, poderá investir pesado e elevar o Java a um patamar ainda mais elevado, adicionando mais recursos e integração com o Oracle e seus produtos correlatos. Isso traria uma plataforma completa de desenvolvimento.

Mesmo a Oracle já ter produtos para desenvolvimento de software, as suas ferramentas (leia-se Forms & Reports) não são assim a melhor coisa do mundo, pois se de um lado agilizam o processo de desenvolvimento por outro engessam e limitam a equipe de desenvolvimento e aplicando a plataforma Java teremos um ganho substancial nessa área de negócios da Oracle.

Agora falando de MySQL que é um banco de dados e vai bater de frente com o principal produto Oracle: o seu banco de dados. Embora o MySQL seja um banco leve com grande foco na Web – onde o Oracle é notadamente ineficiente – ele trará problemas internos sobre as tecnologias. Talvez em um futuro próximos poderemos ter o MyPL/SQL ou o OraInnoDB, vai saber. Por hora o destino do MySQL é incerto no longo prazo, pois no curto prazo a Oracle irá mantê-lo.

Com o Netbeans a coisa é parecida, ele bate de frente com a IDE Java da Oracle, a JDeveloper. O que muda é que o Netbeans tem o Matisse, que é a vedete no desenvolvimento visual em Java.

Assim o futuro de alguns produtos Sun ficam de certa forma incertos, na minha opinião o ideal é que esses produtos fossem mesclados aos produtos concorrentes da Oracle e dessa união surgisse um novo produto hibrido, unindo o melhor de cada lado e deixando as limitações de ambos no lixo.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.