Oracle destrói Java

[ad#texto]
A Oracle em algumas situações toma atitudes que claramente destroem todo um histórico positivo de um produto.

Veja o caso do Java.

Recentemente a Oracle comprou a Sun e junto com diversos produtos e operações da Sun estava à plataforma Java, automaticamente a Oracle abraçou a tecnologia (que já tinha bastante aderência aos produtos Oracle).

Qual a principal vantagem do Java ante o seu principal concorrente, o .Net? A capacidade de ser multiplataforma, ou seja, compile uma vez e execute em qualquer sistema (desde que exista uma máquina virtual) e isso em termos práticos é algo formidável, pois tira das costas do desenvolvedor o fardo de ter de desenvolver e manter diversas compilações de seus softwares.

Desde a época da Sun, já existia o projeto JavaFX, que tem por finalidade permitir um desenvolvimento de interfaces avançado e permutável entre as vertentes da tecnologia, por exemplo, desktop e web.

Agora foi anunciada a intenção de que no Java 8 o Swing e AWT (API para desenvolvimento de interfaces desktop) serão substituídos pelo JavaFX, ótimo, afinal é uma evolução natural, daria mais interdependência ao desenvolvedor e mais poder de programação.

Mas a Oracle esqueceu que o JavaFX não é portável para Linux, ou seja, fica-se amarrado a plataforma Windows e tomando a estratégia citada acima como verdadeira teremos uma terrível involução da plataforma Java, afinal o desenvolvedor Java perderá o seu principal recurso, que é o poder da multiplataforma.

Ou a Oracle irá portar a toque de caixa o JavaFX ou o Java será sumariamente esmagado pela concorrência, vide .Net.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 320 outros assinantes

Busca

novembro 2020
DSTQQSS
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930 

Categorias