Oracle destrói Java
[ad#texto]
A Oracle em algumas situações toma atitudes que claramente destroem todo um histórico positivo de um produto.
Veja o caso do Java.
Recentemente a Oracle comprou a Sun e junto com diversos produtos e operações da Sun estava à plataforma Java, automaticamente a Oracle abraçou a tecnologia (que já tinha bastante aderência aos produtos Oracle).
Qual a principal vantagem do Java ante o seu principal concorrente, o .Net? A capacidade de ser multiplataforma, ou seja, compile uma vez e execute em qualquer sistema (desde que exista uma máquina virtual) e isso em termos práticos é algo formidável, pois tira das costas do desenvolvedor o fardo de ter de desenvolver e manter diversas compilações de seus softwares.
Desde a época da Sun, já existia o projeto JavaFX, que tem por finalidade permitir um desenvolvimento de interfaces avançado e permutável entre as vertentes da tecnologia, por exemplo, desktop e web.
Agora foi anunciada a intenção de que no Java 8 o Swing e AWT (API para desenvolvimento de interfaces desktop) serão substituídos pelo JavaFX, ótimo, afinal é uma evolução natural, daria mais interdependência ao desenvolvedor e mais poder de programação.
Mas a Oracle esqueceu que o JavaFX não é portável para Linux, ou seja, fica-se amarrado a plataforma Windows e tomando a estratégia citada acima como verdadeira teremos uma terrível involução da plataforma Java, afinal o desenvolvedor Java perderá o seu principal recurso, que é o poder da multiplataforma.
Ou a Oracle irá portar a toque de caixa o JavaFX ou o Java será sumariamente esmagado pela concorrência, vide .Net.