Opera adota o WebKit e projeto Chromium

[ad#texto]

O Opera anunciou que irá abandonar sua própria engine e passará a utilizar a engine Webkit e o projeto Chromium (aquele que dá vida ao browser Google Chrome).

A mudança é drástica e irá afetar diretamente os poucos usuários fiéis que o browser Opera possui, pois por utilizar uma nova engine e se basear no projeto open-source Chromium a interface e experiência de uso consequentemente serão diretamente afetadas, resta saber se os usuários irão aprovar ou não tais mudanças.

O Opera finalmente faz um mea-culpa e por não conseguir vencer resolveu se juntar a concorrência, ficando o diferencial por parte da interface ou recursos agregados, coisas que o Opera nem sempre acerta, ou melhor, até acerta mas definitivamente não é o que o mercado quer, tomara que o Opera mude sua visão de mercado e pare de fazer certo o que ninguém precisa.

O Opera ainda divulgou o número de 300 milhões de usuários somando todos os dispositivos, como smart-TV, smartphones, celulares, etc, porém a realidade não é tão animadora, dentre os computadores (alvo de constantes embates entre Mozilla, Google e Microsoft) o Opera possui somente 1,65% de marketing share, ficando a grande relevância do Opera para o mercado mobile e mesmo assim nos últimos meses isso tem mudado, ficando como primeira escolha dos usuários os browsers nativos dos respectivos sistemas que muito evoluíram nos últimos meses além de enfrentar a concorrência de browsers de terceiros como o Google Chrome mobile e o Mozilla Firefox mobile.

Realmente é bom ver que o Opera está se mexendo, tem grandes chances de acerto e sucesso.

Pois do jeito que está a tendência é realmente desoladora, eu mesmo já tentei utilizar o Opera algumas vezes e mesmo sendo um bom browser ele realmente não atrai e não desce para o uso diário.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 320 outros assinantes

Busca

dezembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031 

Categorias