O motivo da limitação de hardware no Windows Phone

[ad#texto]

A “briga” entre usuários do Android/iOS tem se acirrado com os usuários do Windows Phone e concentra-se em dois motivos principais, o primeiro é em relação ao fraco ecossistema que se traduz em pouquíssimos aplicativos na Windows Store e o segundo é em relação a limitação de hardware que o Windows Phone possui.

Nokia Lumia 900, ele não vai salvar a Nokia
Nokia Lumia, bonitinho mas ordinário

Vamos nos concentrar no segundo problema, pois é um tanto bizarro, analise a situação:

O Windows Phone foi quase que totalmente reestruturado/reescrito quando mudou da versão 7.x para a versão 8, em suma é um sistema novo, muito novo que até bem pouco tempo limita o processador a apenas 1 core, hoje o limite do processador é de 2 cores.

Para apimentar mais ainda esta situação do hardware no Windows Phone a Nokia tem tido o costume de lançar aparelhos com apenas 512 MB de RAM, sendo que aparelhos com o máximo de 1 GB ficam somente para o top do top de linha, e fica a pergunta, por que?

Para um sistema operacional mobile moderno é bizarro que ele não tenha um amplo suporte a processadores multi-core, não tem lógica este limite, a impressão que dá é que existe um controle interno que foi desenvolvido pela Microsoft para regular mercado, algo icônico.

Com a memória também, hoje qualquer aparelho já possui 1 GB, ficando abaixo disso somente os aparelhos de baixíssimo custo.

A defesa dos fãs do Windows Phone fica no jargão de que o Windows Phone é econômico e otimizado e é bem executado somente com este parco hardware, mas o problema é o resto, os usuários do Windows Phone tem sofrido para executar com o mínimo de qualidade jogos e Apps que exigem um pouco mais, tudo devido aos limites de hardware de aparelhos com Windows Phone, ops, me esqueci que não existem aplicativos na Windows Store, mas já vi vários usuários reclamando que pagaram caro em seus Lumia e simplesmente não podem executar o jogo Fifa 2013.

E agora eu pergunto, de que adianta um sistema tão otimizado e com uma excelente usabilidade e proposta inovadora de interface se peca em casos simples como estes limites absurdos de hardware?

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 321 outros assinantes

Busca

outubro 2020
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias