Algoritmo do Google ajudando a resolver crimes

[ad#texto]

Todo mundo sabe que os serviços do Google contém algoritmos avançados, principalmente para prever e classificar comportamentos humanos, seja no Buscador, no Adsense ou Adwords (dentre muitos outros).

Mas o que ninguém podia prever era que o algoritmo do Adwords iria ajudar de maneira insólita na descoberta de um padrão criminoso.

Para quem não sabe o Adword contém um avançado algoritmo para contar publicidade do tipo de spam, produtos e/ou serviços ilícitos e também para detectar o perfil comportamental do usuário e dessa forma segmentar da melhor maneira possível os hábitos e costumes humanos do usuário.

Foi então que o Adwords começou a exibir anúncios de carros usados chineses, a princípio os engenheiros do Google pensaram em se tratar de um bug no algoritmo, pois ele estava preparado para não exibir produtos falsificados de pequeno porte, mas não carros.

E o algoritmo do Google estava correto, afinal não eram carros falsificados, eram na verdade carros roubados.

Analisando todo o contexto foi percebido que se tratava de um golpe relativamente comum na China, os ladrões anunciam o carro e quando alguém fecha a compra eles vão e roubam um carro igual e quando o comprador percebe o golpe os golpistas já estão longe.

Como os golpistas apresentavam um padrão de comportamento ficou fácil para o algoritmo do Adwords traçar este perfil.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias