Google vai lançar serviço de e-commerce
[ad#texto]
O Google ainda vai dominar o mundo (pelo menos o mundo da tecnologia), anote isso.
Brincadeiras à parte, o serviço Hangouts do Google já tem auxiliado várias pessoas a manter contato de forma barata com quem está longe, sendo inclusive largamente utilizado por empresas em reuniões, evitando assim altos custos de transporte e hospedagem, além é claro da grande facilidade.
Agora o Google testa em segredo uma versão do Hangouts voltada para o e-commerce, apelidada de Helpouts.
A vantagem do futuro Helpouts é que os recursos hoje disponíveis no Hangouts serão utilizados para aproximar vendedores e possíveis clientes, com um mecanismo de busca robusto segmentando perfis de compradores e vendedores e de quebra exibindo a reputação de ambos, além é claro das ferramentas comuns a todos os sistemas de e-commerce, como a gerencia de pagamentos, carteira de clientes, etc.
Em suma, o Google parece ter reunido várias necessidades e soluções de diversas formas de e-commerce de diversas ferramentas e centralizou tudo em um único produto.
A metodologia do Google aplicada a sua ferramenta de e-commerce foge um pouco do tradicional, pois une serviços de busca avançada com a possibilidade de venda de serviço e/ou produtos entre pessoas e entre entidades, fugindo um pouco do tradicional empresa/venda/consumidor.
Fora que isto foi unido ao sistema de reputação, deixado o sistema livre para se auto gerenciar, resta saber como o Google será responsabilizado em problemas comerciais, já que o Mercado Livre que é algo parecido ao que o Google deseja implementar tem constante problemas com a justiça referente a co-participação.
O Google já estaria testando o sistema desde julho e tem inclusive fechado parcerias com diversas empresas.