O boot seguro do Windows 8
[ad#texto]
Existem pessoas e empresas que realmente não aprendem nunca, a Microsoft já foi duramente penalizada, principalmente na Europa por monopólio pela necessidade de vinculo do Windows com o Internet Explorer e agora um rumor sobre um recurso chamado boot seguro no Windows 8 começa a se concretizar.
Ocorre que para uma empresa que monta e distribui hardware ter um selo do Windows é algo que alavanca as vendas, e por isso a Microsoft passaria a exigir que nos computadores com o selo fosse inserido no momento do boot uma checagem de uma chave, onde o sistema operacional só funcionaria caso passasse no teste.
Assim qualquer outro sistema operacional, ou até mesmo uma versão mais antiga do Windows teria a sua instalação inviabilizada, a Microsoft chama isso de boot seguro, só se for seguro para ela. Instalar qualquer distribuição do Linux então estaria totalmente fora de cogitação.
Em sua defesa a Microsoft alega que irá existir uma opção na BIOS do computador para desabilitar o recurso de boot seguro, mas que tal recurso virá ativo por padrão.
É óbvio que a histeria e o comportamento de manada tomou conta geral.
Ainda em sua própria defesa a Microsoft alega que cada fabricante de hardware poderá utilizar a chave do boot seguro como bem entender, ou seja, alguns fabricantes podem dar a opção de desabilitar o boot seguro e outros não.
Enfim, este foi o momento Apple que a Microsoft teve no Windows 8, mas caso esse recurso seja mesmo implementado na versão final garanto que processos irão cair aos montes, afinal se você, um cliente comprou um hardware é claro que poderá fazer com ele o que quiser, inclusive instalar qual sistema operacional lhe for mais conveniente.
Veremos se a ideia do boot seguro vai mesmo para frente.
Fonte: Tecnoblog