Microsoft desiste de portar Apps do Android

Não foi desta vez, Microsoft desiste do portar Apps do Android para o Windows 10 Mobile. Mas nem tudo esta perdido, veja qual será a salvação da loja de Apps da Microsoft.

Microsoft desiste de portar Apps do Android
Microsoft desiste de portar Apps do Android

Embora vários amantes do Windows em smartphones afirmarem que isso é apenas um detalhe de uma excelente plataforma é notório que por melhor que seja o sistema operacional mobile ele pouco adiantará se o seu ecossistema não contiver os mais vários tipos de Apps, sejam para produtividade ou lazer, isso é fundamental. Então meses atrás a Microsoft teve a brilhante ideia de portar Apps do Android para o Windows, porém agora a Microsoft desiste de portar Apps do Android deixando todos na mão.

Microsoft desiste de portar Apps do Android: como era a migração

No ambiente Windows Mobile existem dois projetos destinados a portar Apps de outras plataformas (Android e iOS), são eles o Projeto Astoria destinado a conversão de Apps Android e o Projeto Islandwood destinado a conversão de Apps iOS.

No Windows 10 Mobile teve a sua build final, a Microsoft simplesmente removeu o subsistema Android e consequentemente o Projeto Astoria, deixando o suporte para conversão do iOS plenamente funcional.

Microsoft desiste de portar Apps do Android: como era a conversão para Android?

A conversão de um App Android era essencialmente simples, bastava o App ser enviado para a aplicação on-line da Microsoft e atender os pouquíssimos requisitos de mudanças que eram solicitados, geralmente pouquíssimas linhas de código e o ícone para atender as normas do Windows, que é baseado em Tiles.

Era extremamente simples, algo de se estranhar que a Microsoft tenha removido o seu suporte, que por enquanto ela alega que foi devido a problemas de segurança e de desempenho (performance) do App em si após a conversão.

Microsoft desiste de portar Apps do Android: como fica agora?

O Projeto Islandwood continua firme e forte, sendo recomendado que os desenvolvedores continuem sua rotina de desenvolvimento para o iOS, apenas recompilando na ferramenta do Windows para que a portabilidade seja efetuada.

O projeto é open-source e pode ser baixado do Github por todos.

Os Apps podem ser convertidos para x86, x64 e em caráter de testes para ARM também.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 323 outros assinantes

Busca

agosto 2020
DSTQQSS
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 

Categorias