iPhone SE 2 ou iPhone XR: qual é a melhor escolha?

Afinal qual seria o melhor custo-benefício da Apple, o iPhone SE 2 ou iPhone XR? Respondemos esta pergunta e detalhamos os dois modelos.

iPhone SE 2 ou iPhone XR: qual é a melhor escolha?
iPhone SE 2 ou iPhone XR: qual é a melhor escolha?

Qual seria o melhor custo-benefício da Apple, o iPhone SE 2 ou iPhone XR? Vamos comparar os dois modelos para obtermos esta resposta.

Agora que o iPhone SE 2 foi realmente lançado e os rumores se concretizaram, vamos poder avaliar se o novo gadget é realmente uma boa compra ou não.

Embora seja mais novo e destinado a baixo custo, o iPhone SE 2 possui um bom conjunto de hardware porém com um design já cansado e pouco funcional atualmente.

Embora o iPhone XR seja mais antigo possui um design mais atual e funcional, porém o hardware já não é tão recente.

Enfim, qual dos dois será uma melhor compra?

iPhone SE 2 ou iPhone XR: qual é a melhor escolha? A comparação

Vamos detalhar os dois modelos, passo a passo para que você possa avaliar os pontos positivos e negativos de cada modelo, para no final realizar a sua melhor escolha.

Design

Embora mais novo o iPhone SE 2 tem um design que remonta desde antes o iPhone 8, ou seja, não é mais funcional para os dias atuais.

Em resumo, o iPhone SE 2 ressuscita o TouchID em detrimento do FaceID.

A equação corpo-tela do iPhone XR é muito mais eficiente o que resulta bordas mais finas e melhor ergonomia.

Ambos deixam de lado conectores para fones de ouvido, possuindo apenas uma entrada Lightning e ambos possuem certificação IP67 de proteção.

O iPhone XR é ligeiramente maior e mais pesado, pois tem tela maior, conforme descreveremos a seguir.

Tela

Aqui reina um quesito que nem sempre recebe a atenção devida das fabricantes, mas que faz toda a diferença durante o uso de um smartphone.

A tela do iPhone SE tem 4,7 polegadas (1334 x 750p) contra 6,1 polegadas do iPhone XR (1792 x 828p).

Como ambas são LCD a densidade e profundidade de cores tende a ser muito similar.

SoC

Neste ponto é evidente que o iPhone SE 2 leva vantagem, pois ele emprega o Apple A13 Bionic enquanto o iPhone XR emprega o Apple A12 Bionic.

Analisando friamente somente o SoC fica clara a vantagem, porém em termos práticos, na maioria dos casos esta vantagem não será assim tão perceptível.

Ainda falando em desempenho, ambos possuem 3 GB de RAM.

Bateria

Este ponto sempre foi centro de críticas para a Apple, pois constantemente seus smartphones são lançados com baterias menores que seus concorrentes Android.

É válido salientar que a Apple foca na otimização do gasto energético, afinal de nada adianta uma bateria gigantesca se o smartphone consumir energia desesperadamente.

Enquanto o iPhone XR possui uma bateria de 2.942 mAh o iPhone SE 2 possui uma bateria de somente 1.821 mAh.

Apesar do iPhone XR possuir tela maior é óbvio que sua autonomia fora da tomada será maior.

Em reprodução de áudio, a bateria do iPhone XR tende a aguentar 65 horas, contra 40 do iPhone SE e em reprodução de vídeo a duração será de 16 horas do iPhone XR contra 13 horas do novo iPhone SE.

Camera

Ambos são similares, sendo a câmera traseira tem 12 MP (f/1.8) e a frontal 7 MP (f/2.2).

O iPhone XR leva vantagem do sensor TrueDepth nas selfies decorrente do FaceID.

Enquanto o iPhone SE 2 tem seis efeitos do modo ‘Iluminação de Retrato’ contra três do iPhone XR. Além disso, o iPhone SE 2 traz o ‘HDR Inteligente’ atualizado e o modo ‘QuickTake’.

São recursos interessantes que fazem o iPhone SE 2 ter melhor resultados na câmera traseira enquanto o iPhone XR leva vantagem na câmera frontal.

Qual deles devo escolher?

Embora o iPhone SE 2 tenha um SoC mais atual e leve vantagem na câmera traseira o conjunto da obra do iPhone XR é bem mais vantajoso.

A não ser que você seja um aficcionado por números de performance de processamento (SoC) ou um aficcionado pelos adendos da câmera traseira a escolha mais lógica seria o iPhone XR.

Outro ponto interessante é que o iPhone XR já é encontrado no varejo por R$ 3.000,00 enquanto o iPhone SE 2 terá seu preço de lançamento fixado em R$ 3.60,00.

matrix
matrix

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias