Facebook Lite chega ao Brasil

Facebook Lite chega ao Brasil para permitir que todos utilizem o Facebook, mesmo que a sua conexão seja ruim, mas este app trás outras vantagens. Veja quais são.

[ad#texto]

Não é segredo algum que o aplicativo do Facebook é instável e um voraz consumidor de recursos de qualquer smartphone, notadamente no Android, o comportamento dele está longe de ser o ideal e mesmo com todo o esforço empregado nada parece adiantar. Querendo resolver o problema de usabilidade com conexões ruins o Facebook parece ter acertado em outros pontos, finalmente o Facebook Lite chega ao Brasil.

Facebook Lite chega ao Brasil: os problemas do aplicativo principal

São três as grandes reclamações de usuários sobre o aplicativo principal do Facebook:

  • Alto consumo de memória RAM;
  • Alto consumo de processamento (CPU);
  • Alto consumo de armazenamento para cache.

Resumindo, um app relativamente simples consome mais recursos que um jogo. Realmente muito frustante.

Isso sem falarmos do grande consumo de dados.

Facebook Lite chega ao Brasil: conheça

Ciente que a experiência de uso de seu aplicativo era prejudicada pela baixa qualidade de conexão de dados de vários países o Facebook resolveu desenvolver o Facebook Lite, que é baseado em um antigo cliente de rede chamado Snaptu e tem a característica de funcionar bem até mesmo com redes 2G ou redes instáveis.

Facebook Lite chega ao Brasil
Facebook Lite chega ao Brasil

Outra característica muito boa é que o tamanho total do aplicativo é de apenas 435 Kb.

A princípio ele foi desenvolvido para ser utilizado em países emergentes, mas tinha ficado de fora do Brasil, e isso fez com que usuários brasileiros buscassem o APK do Lite em sites de download alternativos.

Mas no último dia 16 o Facebook liberou o Lite para ser utilizado também no Brasil, tanto que ele já está disponível na Play Store e pode ser baixado livremente.

Facebook Lite chega ao Brasil: utilizando o App

A princípio o seu design não empolga, pois é muito simplista, caso o app se torne um sucesso é provável que o Facebook melhore ele com o passar do tempo, mas realmente vale a pena, aqui já removemos o aplicativo tradicional e só estamos utilizando o Lite.

Veja todas as vantagens do Lite:

  • Baixo consumo de memória RAM;
  • Baixo consumo de espaço de armazenamento;
  • Baixo consumo de tráfego de dados;
  • Já vem com o chat habilitado sem a necessidade de instalar o Messenger.

Leram com atenção todas as vantagens acima?

Então, no aplicativo tradicional para você utilizar o recurso de chat do Facebook é necessário instalar também o Messenger, que consegue ser mais glutão que o próprio Facebook, mas estranhamente no Lite o recurso de chat está implementando sem a necessidade de instalação de nenhum app adicional.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 324 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias