Escrevendo arquivos texto com o PHP

[ad#texto]
Eu já tinha falado sobre como ler arquivos texto linha a linha, agora chegou a vez de escrever um arquivo texto e deixa-lo disponível no servidor para download utilizando o PHP.

Tudo é muito simples, o primeiro passo é criar (abrir o arquivo), para isso é utilizado o comando fopen() passando como argumentos o nome o arquivo e o modo de abertura dele.

Agora com o stream do arquivo aberto, basta utilizar o comando fwrite() para literalmente ir escrevendo linha a linha o conteúdo do nosso arquivo texto passando como argumento o stream do arquivo e o conteúdo.

Com tudo feito basta fechar o stream do arquivo com o comando fclose() para que o mesmo seja efetivamente criado. Nessa parte podemos ocasionalmente receber algumas mensagens de erro e a causa provável é a falta de permissão de escrita na pasta onde o arquivo será gerado.

P.S.: o arquivo exemplo está disponível para download aqui.

Tags:
Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 324 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias