Descrição da tabela no Oracle

[ad#texto]
Pessoal, várias pessoas tem uma dúvida cruel, o SQL*Plus tem o comando DESC para descrever uma tabela no Oracle, porém o comando DESC é um recurso do SQL*Plus para o Oracle e em outras situações o DESC não irá funcionar.

Mas existe uma solução, a tabela ALL_TAB_COLUMNS contém toda a informação sobre a descrição de todas as tabelas do seu banco de dados Oracle e pode ser utilizada para você conseguir tal informação. Para tanto basta efetuar o procedimento abaixo:

SELECT * FROM ALL_TAB_COLUMNS

A consulta acima irá retornar toda a informação, a partir daí é só adicionar os seus filtros na cláusula where e pronto.

Mais um exemplo, dessa vez filtrando o nome da tabela que você deseja obter a descrição ignorando maiúsculas e minúsculas:

SELECT * FROM ALL_TAB_COLUMNS ac
WHERE UPPER(ac.table_name) LIKE UPPER('suaTabela')

Facilidade absoluta no Oracle.

Tags:
Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 325 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias