CyanogenMod virou uma empresa

[ad#texto]

Quem já instalou a CyanogenMod 10.2, que é equivalente ao Android 4.3, notou que o processo de setup (após a instalação) mudou, agora em vez de passarmos pelo processo de inserir ou criar um conta Google para passamos pelo processo de inserir ou criar uma conta CyanogenMod. Mas por que isso?

Logo da CyanogenMod 10.1 - Android 4.2
Logo da CyanogenMod 10.1 – Android 4.2

É que a CyanogenMod agora é uma empresa que já conta com 17 funcionários e diversos colaboradores ao redor do mundo, tendo inclusive recebido um bom financiamento, e seguindo os mesmos passos da Xaiomi que desenvolve o Muiu vai transformar o CyanogenMod em mais de um port do Android, vai transforma-lo em um sistema operacional mobile próprio (embora baseado no Android).

O resumo de tudo isso é que o Windows Phone lutou muito para chegar a um honroso 3º lugar no segmento com 4% de Market share e agora vai cair novamente, pois o maior trunfo do CyanogenMod é a sua grande base de instalações, que de longe é superior ao Windows Phone, podendo inclusive rivalizar com iOS e Android.

A grande dificuldade da CyanogenMod é o processo de instalação, que nem sempre é trivial e envolve um certo conhecimento técnico, o que torna a sua grande base instalada ainda mais fantástica, pois no momento que eles conseguirem simplificar o processo de instalação para que qualquer usuário comum de smartphone consiga fazer de forma simplificada a instalação a sua base de “clientes” tende a aumentar de forma exponencial.

Para alcançar esta meta, a equipe do CyanogenMod já estuda uma forma de instalação via Play Store, onde um App inicial que seria instalado via Play Store como qualquer outro seria o start e iria guiar o processo de instalação.

Aqui na central do Viablog já utilizamos a CyanogenMod desde a versão 7 pelo simples fato de ser uma forma mais “pura” de Android e também pois conseguimos manter nossos smartphones sempre atualizados, coisa que as fabricantes simplesmente bloqueiam pelo simples fato de forçar a troca de um smartphone por outro, ou seja, a CyanogenMod tem como proposta mudar esta troca desenfreada de hardware devido a travas e proibições no software.

Se realmente este planejamento do CyanogenMod for colocado em prática irá incomodar muita gente, em especial as fabricantes.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 323 outros assinantes

Busca

agosto 2020
DSTQQSS
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 

Categorias