Conhecendo a JQuery

[ad#texto]
Eu não sou muito fã de frameworks, até porque um framework pode engessar de forma desnecessária a sua aplicação e você fica dependente da ferramenta para prestar manutenção e/ou atualizar sua aplicação, porém em alguns casos temos que tirar o chapéu para um framework.

É o caso do JQuery, que é um framework para JavaScript que tem por finalidade diminuir a complexidade de desenvolvimento de software web e minimizar a incompatibilidade do código JavaScript entre navegadores, além de possuir a possibilidade de implementação segura de efeitos e CSS via adoção de plugins.

Com o JQuery podemos abranger máscaras, validações complexas em formulários até mesmo efeitos de transição entre páginas, tudo isso sem a grande preocupação de desenvolvedores JavaScript que é a compatibilidade do código-fonte entre os diversos navegadores disponíveis no mercado.

A sua instalação é simples, podemos fazer o download da versão de produção do próprio site do JQuery e depois para utilizar ele em uma página basta utilizar a seguinte linha na tag HTML header:

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.