Como os links interferem no seu blog

[ad#texto]

Links são peça fundamental na forma como os robôs de busca indexam o seu site, inclusive o mais importante deles, o do Google.

Quando você mantém um blog ou site dificilmente irá criar suas páginas na mão, usará algum sistema de CMS (gerenciamento de conteúdo), provavelmente o WordPress.

Por padrão o WordPress cria os links de acordo com uma sequência numérica que é utilizada para armazenar o seu post (página Web), fica mais ou menos assim: http://www.seu_dominio.com/?p=3623, assim de acordo com as informações que temos a indexação do seu site é prejudicada se comparada a uma página idêntica com o link criado de forma semântica, mais ou menos assim ficaria o linkhttp://www.seu_dominio.com/seu_assunto ou http://www.seu_dominio.com/data_post/seu_assunto.

Viram, é interessante do ponto de vista do robô de busca que o link para a sua página contenha o “assunto” ou pelo menos palavras chaves sobre o qual o texto trata.

Porém, sempre tem o porém, utilizar links semânticos podem limitar o acesso ao seu blog ou site, eu explico, muitas empresas utilizam regras de acesso a fim de coibir pornografia e bagunça no acesso a Internet dos seus colaboradores e várias dessas técnicas de bloqueio também validam o link, por exemplo:

Suponha que eu tenha um link para um post que ensine a bloquear o Facebook no proxy, nada de mais o pessoal da área de TI acessar este link para aprender e implementar este bloqueio, levando em conta que a palavra Facebook é proibida na regra de acesso (para evitar o óbvio acesso ao Facebook) e o meu link fosse http://www.seu_dominio.com/bloquear_facebook, automaticamente o meu post cairia na regra do proxy e seria bloqueado, já se eu utilizasse o padrão do WordPress, aquele link numérico este problema não iria existir.

Qual método escolher? Você decide, eu sugiro que se o seu blog ou site for de entretenimento ou assuntos banais que podem e devem ser acessados de fora da empresa eu aconselho utilizar links semânticos, agora se for como o Viablog, com assuntos técnicos e que podem servir de consulta didática no horário do expediente eu aconselho a ficar no padrão numérico (assim como o Viablog está)

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 321 outros assinantes

Busca

outubro 2020
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias