Microsoft lima concorrência no Windows 8 RT
[ad#texto]
Vocês se lembram daquela história que o Windows 8 seria a primeira versão do Windows convencional (as versões CE, Mobile e Phone não contam) que poderia ser executado em processadores X86, X86-64 e ARM?
Então, a versão do Windows 8 para ARM foi batizada de RT, até aí ótimo, porém a versão RT não vai executar aplicativos do Windows 7 ou inferiores (ou seja, os famigerados Win32/64) e o desktop incluso no Windows 8 RT só poderá executar o Microsoft Office que ainda não tem versão para a interface Metro, Windows Explorer e Internet Explorer.
Até agora tudo bonito e lindo, só que a Mozilla reclamou que a Microsoft está limando a concorrência no que tange aos browsers, tudo porque o Internet Explorer 10 funciona utilizando uma interface Metro e toda a renderização via Win32, ou seja, é uma mistura da novidade Metro com o tradicional desktop.
E aplicativos de terceiros só terão acesso as API´s do Metro, e para completar na interface Metro é proibido um software abrir mais de uma instancia, resumindo, o Firefox e o Chrome que utilizam esse recurso para isolar abas e extensões estariam em maus lençóis.
Notaram que o Chrome também se complica no Windows 8 RT? Então, o Google não perdeu tempo e engrossou a voz junto com a Mozilla contra essa, digamos, característica do Windows 8 RT.
Por enquanto não temos uma posição oficial, mas caso o Windows 8 RT for de fato lançado dessa forma e realmente emplaque legal nos tablets para qual foi projetado, prevejo toneladas de processos por monopólio contra a Microsoft.
Fonte: Gizmodo