Como limpar o Windows: guia completo
Acabou o espaço no seu HD? Não se preocupe em Como limpar o Windows: guia completo iremos mostrar de forma simples como liberar mais espaço no seu HD.
[ad#texto]
Se você está sem espaço no seu HD e já pensa em comprar um maior saiba que é possível apagar arquivos desnecessários no Windows e com isso liberar uma boa quantidade de espaço no HD. Este guia vai te ensinar como limpar o Windows e com isso evitar que você precise comprar um novo HD ou ainda precise apagar arquivos de mídia e afins.
Nota: todos os procedimentos testados aqui foram executados no Windows 8, porém não nos responsabilizamos por eventuais danos ou imperícia do usuário.
Uma vantagem deste guia como limpar o Windows é que você não vai precisar comprar ou fazer o download de nenhum aplicativo auxiliar, ele irá utilizar única e exclusivamente os recursos do próprio Windows.
1. Abra o Windows Explorer e em seguida clique com o botão direito do mouse na unidade que você deseja efetuar a limpeza e em seguida clique em Propriedades. Agora clique no botão Limpeza de Disco e aguarde o Windows calcular o espaço que será liberado pela limpeza.
2. Este primeiro estágio é superficial (irá limpar somente os arquivos do usuário executor) então vamos clicar em Limpar arquivos do sistema para varrer todo o sistema e aguarde o Windows calcular o espaço que será liberado pela limpeza.
3. Irá aparecer uma lista de arquivos para serem excluídos, mas não faça a limpeza, clique na aba Opções e em seguida clique em Limpar em Restauração do Sistema e Cópias de Sombra.
4. Quando a limpeza terminar você deverá voltar para a aba Limpeza de Disco e finalmente clicar em OK e executar a limpeza de disco.
5. Agora é só aguardar, pois a limpeza poderá demorar vários minutos.
Todo este processo poderá liberar muito espaço, no meu caso conseguiu liberar cerca de 10 GB, um espaço realmente considerável.
Todo este espaço pode ser liberado pois no Windows quando você instala algum aplicativo ou faz o Windows Update ele cria uma cópia de restauração do sistema para casos de erro e estas cópias vão se acumulando com o uso e é necessário em um determinado momento excluir todas as cópias e por segurança menos a mais recente e é isso que fazemos ao acessar as opções da janela de limpeza de disco.
O Windows também acumula vários arquivos em pastas temporárias, cópias de execução e cache que também podem ser excluídos com segurança e é isso que fazer ao clicar em OK na listagem de arquivos que serão excluídos.
Este guia de como limpar o Windows é bem simples e seguro, até porque não utiliza nenhum aplicativo de terceiros que podem conter bugs e nem fazemos nenhum procedimento mais complexo que podem induzir o usuário ao erro.
Qualquer dúvida é só comentar.