Como fazer backup do smartphone: veja como fazer no Android e iOS

Embora se muito importante nem todos sabem como proceder, então vamos mostrar como fazer backup do smartphone, seja ele Android ou iOS.

Como fazer backup do smartphone: veja como fazer no Android e iOS
Como fazer backup do smartphone: veja como fazer no Android e iOS

Evitar perda de dados e fotos é muito importante, mas nem todos se atentam a isso, por isso vamos mostrar como fazer backup do smartphone, seja ele um Android ou um iOS.

Lembrando que o backup irá salvar configurações do seu gadget, em vários casos configurações de seus aplicativos, seus arquivos pessoais (fotos, vídeos, etc) e algumas outras informações secundárias, como agendas, contatos e por aí vai.

Tanto o ecossistema Android como o ecossistema iOS possuem uma solução nativa de backup, baseada em suas respectivas cloud’s.

Também existem soluções de terceiros, onde aplicativos irão gerenciar e realizar o backup do seu gadget.

Como fazer backup do smartphone: como proceder

Se o usuário optar por realizar o backup via aplicativo de terceiros terá que ter em mente que dependerá de ROOT no gadget.

Esta necessidade existe para que o aplicativo consiga acessar dados do sistema, como senhas salvas, redes wi-fi e demais dados de configuração.

A vantagem é que o backup não depende exclusivamente da cloud do sistema (Android ou iOS), permitindo até mesmo que o backup seja salvo em um computador local.

Se o usuário optar pelo backup nativo de seu gadget terá a vantagem na facilidade de uso e na disponibilidade, já que tudo estará disponível na nuvem.

Lembrando que ao optar por um backup em um computador local existe grande preocupação relacionada a segurança, pois um invasor poderia ter acesso ao backup mais facilmente.

Quais as vantagens do backup?

O primeiro grande benefício é na troca de um aparelho velho por um novo, todas as suas configurações, contatos e arquivos são transferidos com o mínimo de esforço.

Em muitos casos o processo é totalmente automatizado e transparente ao usuário.

Como ativar o backup?

É bem simples, optando pelo backup do próprio ecossistema, tudo é automático e sem necessidade de conhecimentos técnicos.

Este grau de facilidade foi obtido depois de vários anos de refinamento nesta funcionalidade a partir da reclamação de usuários.

Neste ponto tanto o Android quanto o iOS são bem similares:

  1. Criar um usuário na respectiva cloud do ambiente
  2. Informar este usuário ao ativar seu smartphone
  3. Automaticamente tudo já estará configurado para ir para o backup

É importante lembrar que tanto no Android quanto no iOS é possível ir em configurações e ajustar o que irá ou não para o backup.

Também é importante salientar que dependendo da quantidade de arquivos talvez seja necessário comprar espaço adicional nas respectivas cloud’s.

Como restaurar um backup?

É mais simples ainda, quando estiver ativando um smartphone basta informar o usuário e senha da cloud (o que você utilizou para realizar o backup).

Em seguida basta informar se o backup será realizado de um outro smartphone ou da própria nuvem.

Em seguida configurar uma rede wi-fi e aguardar o processo de restauração ocorrer, lembrando que dependendo do tamanho do seu backup e da velocidade da sua internet isso pode demorar vários minutos.

Até mesmo apps baixados anteriormente será restaurados no seu novo aparelho.

matrix
matrix

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 317 outros assinantes

Busca

janeiro 2022
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Categorias