Como aumentar a velocidade da sua internet sem custo adicional

Vamos ensinar como aumentar a velocidade da sua internet sem nenhum custo adicional, mas configurando seu roteador de maneira otimizada.

Como aumentar a velocidade da sua internet sem custo adicional
Como aumentar a velocidade da sua internet sem custo adicional

Sabia que é possível melhorar sua internet apenas configurando o seu roteador? Vamos ensinar como aumentar a velocidade da sua internet sem custo adicional.

Esta dica somente irá funcionar se o seu roteador for dual-band, ou seja, tenha redes wi-fi de 2,4 GHz e 5 GHz.

Mas antes de realmente configurar seu roteador vamos apresentar alguns conceitos para que você entenda o que estará de fato realizando.

O primeiro ponto de atenção é saber que a rede wi-fi 5 GHz não tem nenhuma relação com celulares 5G, são coisas totalmente diferentes.

Como aumentar a velocidade da sua internet sem custo adicional: como proceder

Vamos começar explicando a diferença entre uma rede wi-fi de 2,4 GHz e a rede de 5 GHz.

De maneira bem resumida a rede de 2,4 GHz tem alcance maior e maior eficiência ao transpor obstáculos, porém sua velocidade é bem menor, ficando na melhor das hipóteses em até 300 Mbps.

Já a rede de 5 GHz tem alcance menor, porém sua velocidade é muito maior, vemos roteadores com velocidade de até 1 Gbps na rede 5 GHz.

Geralmente, em roteadores dual-band vemos configuradas duas redes com SSID distintos, um para a rede 5 GHz e outra para a rede de 2,4 GHz.

Em um cenário desses é provável que por ter maior alcance a maioria dos equipamentos acabe “pendurado” na rede 2,4 GHz e mesmo quando aproximados do roteador esses gadgets não irão mudar automaticamente para a rede 5 GHz.

Desta forma teremos vários gadgets disputando banda em uma rede wi-fi que já tem uma banda menor, assim enfrentamos gargalos em streaming e lentidão nos acessos a internet.

Como resolver este problema?

Em roteadores mais modernos, com firmware mais otimizado encontramos uma configuração chamada Bandsteering Enable.

Ao ativar esta funcionalidade o problema citado acima será magicamente resolvido.

Explicando melhor, este processo irá mesclar sua rede 2,4 GHz e 5 GHz em uma única rede visível para todos os seus gadgets.

E sempre que possível o seu roteador irá conectar seu gadget na rede 5 GHz, deixando a rede 2,4 GHz ser usada somente para quando a rede de 5 GHz estiver inoperante e fora de alcance.

Resumindo, é tudo transparente para o usuário, ele irá visualizar somente uma rede (SSID) com uma única senha.

Ao se conectar e se locomover pelo ambiente o roteador irá gerenciar se o gadget em questão irá usar a rede de 2,4 GHz ou de 5 GHz, sempre buscando a melhor velocidade com a melhor estabilidade.

Os benefícios deste modelo são:

  • Os gadgets sempre conectados na rede mais rápida e mais estável
  • Um único login
  • Sem a necessidade do usuário ter que ficar alternando de rede constantemente
  • Evita que muitos gadgets fiquem pendurados na mesma rede saturando a banda

Neste momento estou utilizando um roteador com esta configuração e de fato consegui unir o melhor de dois mundos: velocidade e alcance de sinal.

matrix