Como economizar bateria no Google Chrome

O Google divulga uma boa dica de como economizar bateria no Google Chrome apenas ajustando uma pequena configuração. Veja como fazer aqui.

[ad#texto]

Já mencionamos 7 dicas para aumentar a autonomia do seu notebook, mas também sabemos que um dos vilões do alto consumo de energia é o Google Chrome então vamos nos concentrar e mostrar como economizar bateria no Google Chrome.

Como economizar bateria no Google Chrome
Como economizar bateria no Google Chrome

Antes vamos entender a situação e dizer que a culpa não é inteiramente do Google, boa parte do consumo elevado de recursos do computador, principalmente energia, é devido ao uso do plugin do Flash e pode ter certeza que se dependesse somente do Google eles já teriam removido, mas grande parte dos usuários ainda dependem do plugin do Flash para visualizar todos os sites.

Resumindo, todos os desenvolvedores sabem, mas vários serviços e sites ainda insistem em utilizar Flash, na maioria das vezes é puro comodismo mesmo, para não terem esforço em remover o Flash e empregar tecnologias mais novas (e melhores), como por exemplo o HTML5, para substitui-lo.

Como economizar bateria no Google Chrome: o que está sendo feito

Já que o Google não pode simplesmente remover o suporte ao Flash ele pode pelo menos “domesticar” este recurso, para que ele consuma menos recurso do computador.

A estratégia do Google é adicionar inteligência ao Chrome para que ele deixe o plugin em execução na apresentação principal e desabilitar a execução dos Flash periféricos, assim seria economizado RAM e processamento e consequentemente sua bateria teria a duração estendida.

Um exemplo é no caso de um site que exiba vídeos, como o conteúdo principal é o vídeo, ao acessar o referido site ele será reproduzido automaticamente como de costume, mas se o mesmo site tiver apresentações Flash periféricas ao vídeo estas seriam então desabilitadas e somente seriam reproduzidas com um clique do usuário.

Eu sei que você se lembra que algumas extensões fazem algo similar, neste caso todas as apresentações são desabilitadas por padrão e somente são ativadas com clique duplo do usuário. Até resolve, mas denigre muito a usabilidade.

Como economizar bateria no Google Chrome: ativando antes de todos

Este recurso só virá ativo por padrão a partir de setembro, mas é possível ativa-lo manualmente, desde que o seu Chrome este devidamente atualizado. Para ativar faça o seguinte:

  1. Digite em uma nova aba o endereço: chrome://settings/content
  2. Desça até o bloco Plug-ins
  3. Selecione a opção “Detectar e executar conteúdo do plug-in importante”.

Pronto, o recurso de inteligência para execução do Flash está ativo.

Como economizar bateria no Google Chrome: o que eu ganho com isso

Basicamente a principal vantagem é a possibilidade de aumentar a duração da carga da sua bateria, claro que isso vai depender da frequência com que você utiliza o Chrome e os tipos de site que acessa, mas em testes economia varia de 5% a 20%.

É sem dúvida um bom paliativo enquanto o Flash não é devidamente enterrado.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 321 outros assinantes

Busca

outubro 2020
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias