7 dicas para aumentar a autonomia do seu notebook

Veja 7 dicas para aumentar a autonomia do seu notebook e nunca mais fique sem utilizar seu notebook por falta de energia, esteja onde estiver.

[ad#texto]

Hoje já estamos de passar da necessidade de estarmos conectados para entrarmos de cabeça na necessidade de estarmos conectados em qualquer lugar a qualquer hora e de preferência sem a necessidade de fios, por isso procuramos cada vez mais por equipamentos que nos forneçam boa autonomia e agora vou listar 7 dicas para aumentar a autonomia do seu notebook.

7 dicas para aumentar a autonomia do seu notebook
7 dicas para aumentar a autonomia do seu notebook

 

Não adianta negar o quanto é frustante ter um notebook e não poder utiliza-lo simplesmente por estar longe de uma tomada e a bateria dele estar sem carga ou ainda pior, já pensou na dificuldade de estar em um lugar desconhecido e não ter um GPS pois seu smartphone ficou sem bateria.

Enfim, a nossa dependência tecnológica tem custado caro em termos de hábitos de vida devido a constante necessidade de acesso aos nossos diversos gadgets.

7 dicas para aumentar a autonomia do seu notebook

São dicas fáceis de serem seguidas e vão garantir minutos preciosos a mais aos seus gagets:

  1. Livre-se do hardware desnecessário: esta dica é a mais importe e mais fácil de fazer. Se estiver usando puramente a bateria do seu notebook nada de pendurar um smartphone ou qualquer outro gadget via USB, todos eles consomem sua preciosa bateria.
  2. Livre-se do software desnecessário: para alguns não é tão trivial, mas pergunte para seu amigo se ele sabe localizar software inútil (aquele que vem instalado e você nunca usou e nem nunca usará), pois eles podem ser sendo inicializados no boot do seu sistema fazendo-o consumir mais energia.
  3. Mantenha sempre seu notebook carregado: não se preocupe se o seu indicador de carga já chegou a 100%, as baterias mais modernas são microcontroladas e sabem quando já estão carregadas e simplesmente param o processo de carga utilizando a energia da tomada somente para manter o sistema on-line.
  4. Otimize o seu gerenciar de energia: no Windows (e também em várias distribuições Linux) temos a opção de gerenciar perfis de consumo de energia, eu recomendo deixar o modo Alto Desempenho configurado para quando ligado na tomada e o modo de Economia quando estiver na bateria.
  5. Controle o brilho da tela manualmente: sei que parece chato, mas se o ambiente é pouco iluminado diminua também o brilho da tela do seu notebook, isso fará você economizar bastante energia sem prejudicar sua experiência de uso.
  6. Contenha-se no que você faz: quanto mais janelas abrir ou quanto mais software considerado pesado você utilizar, como por exemplo jogos ou Photoshop, mais curta será a autonomia do seu notebook.
  7. Nunca utilize o Google Chrome: o mecanismo do Google Chrome de sempre ficar ativo no Windows tem feito que com que o consumo de energia dispare, isso já foi medido e informado e até agora não existe um posicionamento do Google a respeito.

Não existe milagre e algumas das dicas acima não irão fazer muito sentido para você, então é bom pensar quais não poderão ser cumpridas, mas de modo geral, seguindo as 7 dicas para aumentar a autonomia do seu notebook você ganhará vários minutos extras.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.