Vai uma bateria spray aí?

[ad#texto]

Já pensou em borrifar a sua própria bateria sobre qualquer superfície? Não? Pois agora isso já é possível.

As baterias atuais, que são de íons de lítio, funcionam transferindo carga elétrica entre um eletrodo positivo e outro negativo. Embora nos dias atuais as suas capacidades de retenção e liberação de carga já estejam ficam limitadas para os atuais gadgets ainda são tanto em termos de design como de resistência e capacidade a melhor opção para baterias.

Uma equipe de pesquisa consegui através da forma líquida criar um spray de íons de lítio que ao ser borrifado sobre praticamente qualquer superfície tem a capacidade de transformar essa superfície como uma espécie de bateria, com o diferencial que o design pode ser livre, ou seja, com esta tecnologia poderemos criar gadgets com a bateria “embutida” na própria superfície o que resultaria em mais leveza, menor espessura e praticamente qualquer formato.

Em testes de laboratório, os inventores utilizaram a bateria em spray em ladrilhos, chapas de metal e até em uma caneca de Chopp.

Unindo essa nova ideia ao que já conhecemos sobre energia solar, podemos criar superfícies (muros, fachadas, paredes, etc) que seriam baterias acopladas a células fotovoltaicas solucionando assim também tanto o problema de armazenamento como o problema de geração de energia, de forma mais limpa e ecológica, indo de encontro direto com os preceitos atuais de economia verde.

A tecnologia ainda está em estágios inicias de testes, porém, tudo indica que irá aos poucos ser padronizada, melhorada e expandida de forma que possa ser viável comercialmente.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.