Novos processadores AMD para revolucionar
Conheça os novos processadores AMD para revolucionar o mercado de processadores para notebook, veja as novidades e como este processador pode ajudar você nas tarefas do dia a dia.
[ad#texto]
Desde o início da microinformática a Intel sempre manteve hegemonia quando falamos de processadores, mas na década de 2000 a onipresente Intel foi surpreendida pela novata AMD que com sua linha Athlon deu um verdadeiro baile na linha Pentium 4. Agora chegam novos processadores AMD para revolucionar e retomar o brilho da AMD.
É claro que após o golpe a Intel correu atrás do prejuízo e vem ano a ano lançando novas linhas e melhorias nos seus processadores o que permitiu vantagem tecnológica, assim a Intel novamente se tornou referencia em melhor performance e a AMD ficou reduzida a processadores baratos com desempenho inferior, mas agora isso pode mudar.
Este, por sinal, pode ser um último esforço da AMD para se manter de forma competitiva no mercado e capaz de fazer frente e concorrer em pé de igualdade com a rival Intel.
Novos processadores AMD para revolucionar: o lançamento dos Carrizo
A AMD disponibilizou a sexta geração da APU série A, chamada de Carrizo, que tem dois grandes diferenciais:
- Melhoria na duração da bateria, ou seja, redução do gasto energético;
- Otimização da GPU, este que sempre foi o ponto forte da AMD promete surpreender ainda mais.
A linha Carrizo é uma APU formada por quatro núcleos de CPU e oito núcleos de GPU, que são fabricados com o processo de 28 nm, lembrando que a Intel já utiliza processos de 14 nm.
Falando em otimização do gasto energético a nova linha da AMD promete o dobro de tempo de reprodução de vídeos, ou seja, cinco horas a mais se comparado com a geração anterior em vídeos 1080p, isso se deve ao fato da AMD implementar recursos exclusivos para determinadas tarefas, no caso da reprodução de vídeo foi incorporado a tecnologia HEVC.
Falando em performance, por ser otimizado para o DirectX 12 podemos esperar boa performance em jogos e demais aplicativos que utilizem esta tecnologia.
Novos processadores AMD para revolucionar: conclusão
É óbvio que somente os testes de benchmark da AMD é pouco para avaliarmos todas as qualidades e deficiências desta nova linha, porém servem de balizador do que poderemos esperar para os novos notebooks que provavelmente serão lançados pelas parceiras: Asus, Acer, HP, Lenovo e Toshiba.
Lembrando que embora uma boa estratégia o desenvolvimento do conceito APU, na prática sua utilização não corresponde a toda a expectativa de performance esperada pelo usuário comum e também anunciada pela AMD.