Novos processadores AMD para revolucionar

Conheça os novos processadores AMD para revolucionar o mercado de processadores para notebook, veja as novidades e como este processador pode ajudar você nas tarefas do dia a dia.

[ad#texto]

Desde o início da microinformática a Intel sempre manteve hegemonia quando falamos de processadores, mas na década de 2000 a onipresente Intel foi surpreendida pela novata AMD que com sua linha Athlon deu um verdadeiro baile na linha Pentium 4. Agora chegam novos processadores AMD para revolucionar e retomar o brilho da AMD.

Novos processadores AMD para revolucionar
Novos processadores AMD para revolucionar

É claro que após o golpe a Intel correu atrás do prejuízo e vem ano a ano lançando novas linhas e melhorias nos seus processadores o que permitiu vantagem tecnológica, assim a Intel novamente se tornou referencia em melhor performance e a AMD ficou reduzida a processadores baratos com desempenho inferior, mas agora isso pode mudar.

Este, por sinal, pode ser um último esforço da AMD para se manter de forma competitiva no mercado e capaz de fazer frente e concorrer em pé de igualdade com a rival Intel.

Novos processadores AMD para revolucionar: o lançamento dos Carrizo

A AMD disponibilizou a sexta geração da APU série A, chamada de Carrizo, que tem dois grandes diferenciais:

  • Melhoria na duração da bateria, ou seja, redução do gasto energético;
  • Otimização da GPU, este que sempre foi o ponto forte da AMD promete surpreender ainda mais.

A linha Carrizo é uma APU formada por quatro núcleos de CPU e oito núcleos de GPU, que são fabricados com o processo de 28 nm, lembrando que a Intel já utiliza processos de 14 nm.

Falando em otimização do gasto energético a nova linha da AMD promete o dobro de tempo de reprodução de vídeos, ou seja, cinco horas a mais se comparado com a geração anterior em vídeos 1080p, isso se deve ao fato da AMD implementar recursos exclusivos para determinadas tarefas, no caso da reprodução de vídeo foi incorporado a tecnologia HEVC.

Falando em performance, por ser otimizado para o DirectX 12 podemos esperar boa performance em jogos e demais aplicativos que utilizem esta tecnologia.

Novos processadores AMD para revolucionar: conclusão

É óbvio que somente os testes de benchmark da AMD é pouco para avaliarmos todas as qualidades e deficiências desta nova linha, porém servem de balizador do que poderemos esperar para os novos notebooks que provavelmente serão lançados pelas parceiras: Asus, Acer, HP, Lenovo e Toshiba.

Lembrando que embora uma boa estratégia o desenvolvimento do conceito APU, na prática sua utilização não corresponde a toda a expectativa de performance esperada pelo usuário comum e também anunciada pela AMD.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 321 outros assinantes

Busca

outubro 2020
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias