Como abrir reclamação na Anatel sem mistério

Sua operadora de telefonia não resolve suas reclamações? Veja aqui como abrir reclamação na Anatel sem mistério e consiga melhores serviços.

[ad#texto]

Todo mundo sabe como os serviços de internet e telefonia no Brasil são deficientes e que na maioria das vezes o consumidor é lesado descaradamente pelas operadoras que simplesmente ignoram reclamações e a única alternativa é recorrer a Anatel. Mas você sabe como abrir reclamação na Anatel?

Primeiro vou explicar o porque é tão importante recorrer a Anatel quando a sua operadora simplesmente te ignora ou não resolve a contento suas reclamações. A cada reclamação a Anatel anota tudo e no final gera um índice de qualidade sobre os serviços e caso este índice esteja muito baixo ou piore de um ano para outro a Anatel impõe várias sanções, que vão desde pedido de explicações há até mesmo a proibição de vendas em um período.

Por isso reclamar e questionar é tão importante, pois assim as operadoras são “educadas na marra” e passam a respeitar mais seus clientes.

Como abrir reclamação na Anatel sem mistério: como iniciar uma reclamação

Antes de abrir uma reclamação junto a Anatel é necessário que você já tenha contatado a sua operadora, realizado uma reclamação ou pedido e mantenha seu protocolo de atendimento anotado, pois a Anatel vai precisar dele.

O processo é bem simples, você pode abrir uma reclamação na Anatel via internet, telefone, pessoalmente ou até mesmo por carta.

  • Por telefone: basta ligar para 1331 (ou 1332 se for deficiente auditivo) e com o protocolo em mãos fazer a sua reclamação.
  • Por carta: basta encaminhar a sua reclamação para o endereço Registro de Solicitações de Consumidores – SAUS Quadra 06, Bloco E, 7º andar, Brasília – DF, CEP: 70.070-940.
  • Presencial: basta procurar uma Sala do Cidadão que ficam distribuídas em todas as capitais de estado.
  • Internet: acredito ser a forma mais prática para a maioria das pessoas, é preciso fazer um cadastro e vou explicar como fazer mais abaixo.

Como abrir reclamação na Anatel sem mistério: abrindo reclamação via internet

Acesse o site da Anatel e em seguida clique em Fale Conosco. Uma nova janela irá abrir, clique no link Serviço de atendimento via internet -Fale Conosco (clique aqui).

A nova tela irá solicitar o acesso mediante CPF e senha, se você já tem cadastro na Anatel é só informar e pronto, senão será preciso realizar um cadastro gratuito, para isso clique na aba Ainda não sou cadastrado.

Irá abrir um formulário solicitando vários dados, é só preencher e no final clicar no botão Cadastrar. Pronto! Agora seu CPF e senha informados já podem ser utilizados, volte clicando na aba Acesso ao sistema e faça login informando seus dados.

Ao entrar clique novamente no link Fale conosco (realmente os sistemas on-line do governo não são nem um pouco intuitivos).

Agora você pode abrir uma nova reclamação ou consultar uma reclamação, vamos abrir uma nova clicando no botão Registrar solicitação.

Como abrir reclamação na Anatel sem mistério: registrar sua reclamação

Agora é preciso selecionar o tipo de atendimento dentre as opções abaixo:

  • Reclamação: destinada quando sua operadora não lhe atende direito ou faz cobranças indevidas;
  • Informação: quando você tem dúvidas sobre seus direitos e conduta das operadoras;
  • Sugestão: quando você tem algum tipo de nova ideia para repassar para a Anatel;
  • Denuncia: opção para informar violação de regras ou leis, também nos casos onde você não é diretamente a vítima.

No nosso exemplo vamos registrar uma reclamação, ao clicar no botão uma nova tela será exibida, nesta tela clique novamente no botão Iniciar registro.

Como abrir reclamação na Anatel sem mistério
Como abrir reclamação na Anatel sem mistério

Selecione o tipo de serviço clicando sobre o ícone correspondente.

Para cada tipo de serviço escolhido a Anatel vai exibir uma lista das diferentes modalidades de reclamação, leia com atenção e selecione uma delas clicando com o mouse.

Pronto, agora será exibido um formulário solicitando o número do protocolo da operadora para seu atendimento não realizado, seus dados pessoais já virão preenchidos, informações para identificar a operadora e por fim uma área para registrar a reclamação, faça com calma e registre o máximo possível de informações, detalhe tudo para evitar que a operadora se sobressaia com uma resposta dúbia para a Anatel.

Como abrir reclamação na Anatel sem mistério: o que vai acontecer agora?

Geralmente as operadoras dão atenção máxima para os registros efetuados via Anatel para não serem penalizadas, com isso é provável que a própria operadora entre em contato nas próximas 24 horas.

Existem casos onde a própria Anatel irá entrar em contato ou para informar o andamento ou para solicitar mais informações e comprovações sobre o erro ocorrido.

Agora que você já sabe como abrir reclamação na Anatel sem mistério não deixe de reclamar e registrar a sua indignação por este serviço péssimo que somos obrigados a tolerar.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 320 outros assinantes

Busca

novembro 2020
DSTQQSS
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930 

Categorias