Samsung pretende comprar a AMD
Ao que tudo indica a Samsung pretende comprar a AMD para tentar bater de frente com a Intel e Qualcomm quando falamos de processadores.
[ad#texto]
Na época do lançamento do Pentium 4 pela Intel surgiu uma AMD com poderosos processadores Athlon que funcionando em clock inferior conseguiam oferecer melhor desempenho a um custo muito mais baixo resultando em um excelente custo-benefício, mas este tempo passou e agora a AMD não é mais capaz de encarar de frente os processadores da Intel, contudo rumores indicam que a Samsung pretende comprar a AMD.
Hoje a Samsung enfrenta uma concorrência direta no segmento de processadores mobile da Qualcomm com a sua eficiente linha Snapdragon e também da Intel que tem fornecido boas soluções para o mercado utilizando processadores otimizados de arquitetura x86-x64.
Vale ainda lembrar que comparando gerações similares os processadores da Samsung tendem a ser menos eficientes e performáticos que seus similares da Qualcomm o que inclusive tem obrigado a Samsung a adotar processadores de seus concorrentes em seus gadgets topo de linha.
Samsung pretende comprar a AMD: a situação da AMD
Falando em CPU atualmente a AMD não consegue fazer frente a Intel quando falamos de performance, nem mesmo a sua linha de APU´s é capaz de bater a linha “i”, porém quando falamos de GPU a balança pende para o lado da AMD que após a compra da ATI conseguiu absorver todo o seu know-how de desenvolvimento.
E mesmo não sendo capaz de competir por performance os chips APU da AMD conseguem entregar um custo-benefício interessante para segmentos low-end e middle-end de notebooks, além do fato de que a AMD já está produzindo chips da plataforma ARM.
Samsung pretende comprar a AMD: o que a Samsung lucra com isso
Muita coisa, principalmente ao ganhar poder de fogo de uma empresa especializada na produção e desenvolvimento de CPU´s, APU´s e GPU´s, também na tecnologia ARM seria possível inovar em novos produtos e de quebra reduzir eventuais custos de produção.
Fortalecendo-se no segmento é provável que chips com maior poder de processamento e menor consumo de energia surjam no portfólio da Samsung trazendo independência em termos de tecnologia e capacidade produtiva para que seus flagships tenham total independência de fornecedores externos.
Como rumores apontam que a Samsung já é dona de várias patentes da AMD, principalmente quando falamos de x86 e x64 além de mais patentes pertencentes a antiga ATI, juntando a isso o fato de que a AMD não vai muito bem financeiramente esta pode ser uma saída lucrativa para ambas as empresas.
Tanto a AMD quanto a Samsung se negaram a esclarecer estes rumores.