Samsung pretende comprar a AMD

Ao que tudo indica a Samsung pretende comprar a AMD para tentar bater de frente com a Intel e Qualcomm quando falamos de processadores.

[ad#texto]

Na época do lançamento do Pentium 4 pela Intel surgiu uma AMD com poderosos processadores Athlon que funcionando em clock inferior conseguiam oferecer melhor desempenho a um custo muito mais baixo resultando em um excelente custo-benefício, mas este tempo passou e agora a AMD não é mais capaz de encarar de frente os processadores da Intel, contudo rumores indicam que a Samsung pretende comprar a AMD.

Samsung pretende comprar a AMD
Samsung pretende comprar a AMD

Hoje a Samsung enfrenta uma concorrência direta no segmento de processadores mobile da Qualcomm com a sua eficiente linha Snapdragon e também da Intel que tem fornecido boas soluções para o mercado utilizando processadores otimizados de arquitetura x86-x64.

Vale ainda lembrar que comparando gerações similares os processadores da Samsung tendem a ser menos eficientes e performáticos que seus similares da Qualcomm o que inclusive tem obrigado a Samsung a adotar processadores de seus concorrentes em seus gadgets topo de linha.

Samsung pretende comprar a AMD: a situação da AMD

Falando em CPU atualmente a AMD não consegue fazer frente a Intel quando falamos de performance, nem mesmo a sua linha de APU´s é capaz de bater a linha “i”, porém quando falamos de GPU a balança pende para o lado da AMD que após a compra da ATI conseguiu absorver todo o seu know-how de desenvolvimento.

E mesmo não sendo capaz de competir por performance os chips APU da AMD conseguem entregar um custo-benefício interessante para segmentos low-end e middle-end de notebooks, além do fato de que a AMD já está produzindo chips da plataforma ARM.

Samsung pretende comprar a AMD: o que a Samsung lucra com isso

Muita coisa, principalmente ao ganhar poder de fogo de uma empresa especializada na produção e desenvolvimento de CPU´s, APU´s e GPU´s, também na tecnologia ARM seria possível inovar em novos produtos e de quebra reduzir eventuais custos de produção.

Fortalecendo-se no segmento é provável que chips com maior poder de processamento e menor consumo de energia surjam no portfólio da Samsung trazendo independência em termos de tecnologia e capacidade produtiva para que seus flagships tenham total independência de fornecedores externos.

Como rumores apontam que a Samsung já é dona de várias patentes da AMD, principalmente quando falamos de x86 e x64 além de mais patentes pertencentes a antiga ATI, juntando a isso o fato de que a AMD não vai muito bem financeiramente esta pode ser uma saída lucrativa para ambas as empresas.

Tanto a AMD quanto a Samsung se negaram a esclarecer estes rumores.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 323 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias