Hands-on: Navegador Spartan da Microsoft

Finalmente o Spartan foi liberado pela Microsoft, veja todos os detalhes no nosso Hands-on: Navegador Spartan da Microsoft.

[ad#texto]

No dia 30 de março a Microsoft liberou o build 10049 do Windows 10 e nesta versão estava escondida uma boa novidade: o seu novo navegador Spartan. Fiz a atualização durante a tarde de hoje em um notebook que já estava utilizando a nova versão do Windows e neste exato momento estou utilizando ele para produzir o Hands-on: Navegador Spartan da Microsoft.

Antes de mais nada é bom informar que nem todas as novidades prometidas pela Microsoft estão disponíveis pois ainda é uma versão de testes e recursos e layout poderão ser alterados no decorrer do desenvolvimento. De acordo com a Microsoft o Spartan basicamente terá as seguintes novidades:

  • Layout limpo e centrado no conteúdo;
  • Modo leitura para evitar distrações;
  • Integração com o One Drive;
  • Ferramentas de anotações;
  • Novo engine de renderização mais fiável e padronizada;
  • Integração com a assistente Cortana;
  • Salvar páginas para off-line;
  • Outras alterações menores.

Hands-on: Navegador Spartan da Microsoft: o layout

Realmente a interface é muito limpa e isso é muito benéfico (mesmo que o usuário não se dê conta deste detalhe), pois privilegia o conteúdo do site e não o browser, assim como o Google pensou ao criar o Chrome.

Ainda sobre a interface a renderização de fontes que é por tradição forte no Internet Explorer está bem melhor e praticamente sem serrilhados, coisa que no Internet Explorer incomodava um bocado.

A barra de endereços se integra de forma suave ao cabeçalho do browser, os botões básicos de Voltar, Avançar e Recarregar adotam o mesmo design dos homônimos utilizados no Windows 10 e no lado direito encontramos mais botões para os Favoritos, Modo Anotações entre outros.

Hands-on: Navegador Spartan da Microsoft: modo de anotações

Hands-on: Navegador Spartan da Microsoft: modo de anotações
Hands-on: Navegador Spartan da Microsoft: modo de anotações

No lado superior direito encontramos o botão Make Web Note e ele tem uma função muito peculiar: permitir que o usuário interaja com a página exibida, podendo inclusive rabiscar sobre ela salvando tudo no final.

Ao ativar, uma “sobrebarra” roxa (eita cor escolhida) vai surgir no topo com algumas opções de caneta, marcador e tesoura para editar livremente a página.

É um recurso bem interessante, ainda mais porque podemos salvar nos favoritos as nossas edições. Isso sem dúvidas vai ajudar a vários grupos profissionais, contudo web designers serão os maiores beneficiados, podendo interagir em reuniões diretamente sobre os layouts criados e no final salvar tudo.

Hands-on: Navegador Spartan da Microsoft: modo leitura e os demais detalhes

Hands-on: Navegador Spartan da Microsoft: modo leitura
Hands-on: Navegador Spartan da Microsoft: modo leitura

O objetivo do Modo Leitura é centrar a concentração do usuário no texto a ser lido pela web, evitando distrações. Funciona, porém o layout de todos os sites que testei foi sofrível, este modo “desconfigurou” completamente os sites, vejo aqui um grande problema para ser resolvido.

A implementação da Cortana é parcial e não vai te ajudar muito, é praticamente imperceptível, mas a promessa é que isso mude em um futuro próximo.

A nova engine funciona bem e a grande maioria dos sites tem funcionado corretamente e a velocidade também tem sido compatível, como é provável que esta parte amadureça muito com o feedback dos usuários esta será a futura grande arma da Microsoft para disseminar seu novo navegador.

O recurso de Salvar páginas para off-line ainda não foi implementado. Vamos aguardar.

No geral é um navegador que apesar do estágio inicial de desenvolvimento já está bem funcional e com bem poucos bugs, o que é muito interessante, considerando todo o esforço empregado no seu desenvolvimento é provável que seja iniciada uma nova Batalha dos Browser com o lançamento da sua versão final.

Para testar o Spartan é preciso instalar antes (ou atualizar se você já tiver instalado ele) o Windows 10, é bem fácil.

 

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 320 outros assinantes

Busca

dezembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031 

Categorias