Atualizando o Defy para Cyanogenmod 10 com novo kernel
[ad#texto]
Ainda a pouco falamos que mesmo com o bootloader bloqueado diversos modelos de smatphones da Motorola estavam recebendo custom mod´s com atualizações de kenel, vamos detalhar agora o processo para atualizar o Motorola Defy e Defy+ utilizando a CyanogenMod 10 (Android 4.1.x).
Nota: antes de mais nada vale ressaltar que não nos responsabilizamos por qualquer dano seja no seu computador ou no seu smartphone.
O primeiro passo é realizar o download da nova versão da CyanogenMod 10 com o novo kernel e de seu patch de atualização (caso não instale o patch de atualização alguns bugs referentes a carga de bateria e peformance poderão ocorrer).
Certifique-se de que a bateria do seu Motorola Defy tem pelo menos 70% de carga, para evitar que durante o processo de instalação a energia acabe e seu Defy fique inutilizado.
Ao finalizar o download passe os dois arquivos para o cartão do seu Motorola Defy e faça o seguinte procedimento:
- Faça o wipe dalvik e wipe cache;
- Por questões de performance em alguns casos se torna necessário executar o wipe data factory também.
- Selecione o arquivo Zip acessando a opção Custom Recovery e instale o CyanogenMod 10;
- Selecione o arquivo Zip acessando a opção Custom Recovery e instale o patch de atualização;
- Selecione o arquivo Zip acessando a opção Custom Recovery e instale o Gapps de sua preferência (compatível com o Android 4.1);
- Faça o wipe dalvik e wipe cache;
- Reinicie o Motorola Defy.
Algumas considerações sobre a instalação:
Caso ao reiniciar o Defy ele fique congelado em uma tela preta com led vermelho, espere 5 minutos, não resolvendo retire a bateria e ligue-o de novo. Tenha paciência o primeiro Boot é bem demorado.
Para melhorar a peformance e fluidez do Android ao iniciar do sistema, reinicie e entre no boot menu (led azul–>volume para baixo), entre nas configurações da CPU: Coloque para carregar todos os módulos, mude Governors para Smartass, diminua um pouco cada VSEL (apena se quiser) role a tela até o final e salve e reinicie o Motorola Defy.
Se ao iniciar o sistema vai ficar com um pouco de lag, desative todas as conexões (inclusive USB e dados) e desligue a tela aguardando alguns minutos (a quantidade de espera varia muito de Defy para Defy, mas aguarde em média uns 15 minutos).
Se ainda não estiver satisfeito com o uso de memória desta nova versão do Android é possível usar o zram e ksm acessando as configurações em Opções de Desempenho.