AMD finalmente lança seu primeiro processador ARM

[ad#texto]

Já havíamos falado anteriormente que a AMD estava planejando lançar processadores ARM destinados exclusivamente para processadores, afinal, no segmento de servidores a capacidade de utilizar menos energia também tem sido muito debatida.

Roadmap do AMD Seattle
Roadmap do AMD Seattle

As especificações do Seattle (codinome dos processadores ARM da AMD para servidores) são bem interessantes para o segmento de servidores, a lista inclui:

  • Gerenciamento de até 128 GB de memória;
  • 64 bits;
  • Suporte redes Ethernet no padrão 10GbE – com largura de banda de 10 Gbps;
  • Instruções de criptografia e compressão.

O Seattle será disponibilizado em versões de 8 e 16 núcleos, lembrando que o foco é o baixo consumo energético e não performance bruta.

O Seattle irá utilizar como núcleo o ARM Cortex-A57 e cada núcleo deverá ser executado a 2 Ghz ou ainda mais, já que a AMD tem mostrado certa voracidade por clock.

A produção em massa deverá ser iniciada somente em 2014 e a venda ao consumidor somente no segundo semestre.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.