Abuso das autoridades nos Estados Unidos
[ad#texto]
Li esses dias uma notícia potencialmente perigosa, em um estado dos Estados Unidos as viaturas dos policiais estão equipadas com um dispositivo que permite invadir os celulares das pessoas próximas.
Resumindo, este dispositivo espião permite que o policial veja o histórico de ligações, SMS e emais recebidos e enviados, acesso a pasta de arquivos (visualizando fotos, músicas, vídeos, etc) e em algumas situações permite que senhas de proteção sejam quebradas e o conteúdo espiado sem nenhum tipo de restrição.
E a cereja do bolo, o dispositivo que tem o intuito de ajudar os policiais a investigar suspeitos em tempo real está sendo utilizado a revelia, ou seja, o policial visualiza uma pessoa e mesmo que ela não esteja em atitude suspeita estão utilizando o dispositivo para bisbilhotar principalmente vídeos e fotos pessoais.
Um completo absurdo.
Mesmo que a intenção inicial do uso do dispositivo seja benéfica, distribuir tanto “poder” para várias mãos é potencialmente perigoso, pois a curiosidade humana é grande.
Imagine uma pessoa que vez vídeos ou fotos íntinas com o seu celular, afinal o celular é de uso pessoal e a pessoa está no seu direito a privacidade, tendo as fotos e vídeos bisbilhotados por diversos policiais? E se a mulher ou filha de algum policial também fosse bisbilhotada será que ele gostaria e aprovaria a situação?
Diversas instituições que lutam pela privacidade estão acionando a força policial para que a mesma deixe de utilizar o dispositivo baseado no princípio da liberdade de expressão.
Vamos ver os rumos que esta história toma por lá e se nenhum nobre deputado do Congresso Nacional não tem a brilhante ideia de importar esses dispositivos e distribuir entre a nossa valorosa Polícia Militar.
Fonte: Tecnoblog