A vez do programador

[ad#texto]
Eu já havia dito diversas vezes que o déficit de profissionais técnicos na área de informática irá cada vez mais aumentar nos próximos anos, afinal as empresas de modo geral entram de cabeça no oba-oba da gerencia de processos e projetos (dão toda a relevância para estes profissionais, comparando em muitos casos o programador/desenvolvedor com um pedreiro).

Finalmente as empresas estão acordando para a realidade, todos os profissionais são importantes no organismo chamado empresa, seja de qual segmento for, do diretor de TI até o estagiário, afinal de que adianta ter um projeto brilhantemente gerenciado por um profissional de alto gabarito e expertise se não existem pessoas com a mesma qualidade para executa-lo.

Qual é a saída?

Nenhuma pessoa é excelente em duas coisas, ou ele é um líder nato ou será um profissional excepcional tecnicamente, agora as empresas acordam e fazem o profissional de perfil técnico crescer de forma horizontal, chegando ao ponto de igualar o salário de um desenvolvedor que tecnicamente é diferenciado com o diretor de TI, pois se isso não for feito, com o passar do tempo esse profissional técnico irá procurar melhores oportunidades no seu concorrente.

Casos assim ainda são poucos, mas com a tendência de aumento de pressão é certo que isso irá acontecer com maior frequência.

Afinal no século do avanço tecnológico teremos a extrema necessidade de diversos programadores escrevendo código e escovando bits, assim como surgiram, lá na década de 70.

Para finalizar, quem aqui já viu um excelente projeto virar um péssimo software por falta de competência técnica da equipe de desenvolvimento levanta a mão.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.