A Busca Social do Facebook
[ad#texto]
Enfim começou, hoje nos EUA o Facebook promoveu um evento para lançar um novo produto, a Busca Social.
Esta busca irá utilizar a base de dados gerada pelo Facebook que se constitui de 1 bilhão de usuários, alguns bilhões de fotos e mais de 1 trilhão de interações entre os membros e é neste repositório que a Busca Social irá efetuar a sua pesquisa.
Via de regra a Busca Social irá respeitar as informações e configurações de privacidade de cada usuário, daí a importância da correta configuração de privacidade de seu perfil e de suas publicações, que agora com a Busca Social terá a chance de ir parar na mão de qualquer um.
De acordo com Mark Zuckerberg, a Busca Social não irá apresentar apenas os links dos resultados como fazem os tradicionais motores de busca, a Busca Social será intuitiva e irá apresentar o apanhado de informações de forma concisa e direta, melhorando o entendimento e satisfação do usuário durante a experiência de uso.
Sinceramente nem considero a Busca Social do Facebook um concorrente direto para o buscador do Google ou o Bing da Microsoft, motores de busca tradicionais são generalistas e prestam-se a qualquer tipo de busco, percorrendo sites, instituições e todo tipo de informação on-line enquanto a Busca Social irá se concentrar na base de dados do Facebook, focando a sua busca nas atitudes e escolhas do perfil (no caso uma pessoa).
Assim, quando alguém quiser saber algo sobre a vida de alguém (calma gente, pode ser a preferência para a compra de um presente) o melhor será a Busca Social, isto é, se realmente ela funcionar como Mark Zuckerberg prometeu.
Por enquanto a Busca Social será limitada e utilizará apenas uma pequena parcela da base de dados do Facebook, pelo menos enquanto passamos pelo processo de maturação do serviço.