Como configurar roteador com modem PPPOE

Depois de observar várias dúvidas vamos ensinar como como configurar roteador com modem PPPOE da maneira correta e mais simples para você nunca mais ficar sem conexão.

[ad#texto]

Já falamos o que fazer quando o roteador conecta mas não navega, porém temos visualizado vários casos onde o problema também pode ocorrer devido a falta de configuração correta da conexão, então vamos ensinar como configurar roteador com modem PPPOE (aqueles que você precisa de usuário e senha para autenticar).

Como configurar roteador com modem PPPOE
Como configurar roteador com modem PPPOE

Um detalhe importante e que poucos dão a devida atenção, sempre atualize o firmware do seu roteador, pois assim você se livra de falhas de segurança e bugs.

O que geralmente quando seu roteador não está devidamente configurado para trabalhar com um modem PPPOE é que o seu dispositivo wireless (smartphone, notebook, etc) se conecta normalmente na rede wi-fi porém ele não navega na internet, afinal a rede wi-fi pode existir sem necessariamente estar conectado à internet e quando conectamos o modem PPPOE diretamente no computador ele conecta, pois é praxe os “técnicos” que fazem a instalação configurarem a autenticação (usuário e senha) para autenticar no computador e não no próprio modem como é bem mais prático.

Como exemplo iremos mostrar a configuração em um modem da D-Link (o mesmo procedimento é idêntico em praticamente todos os modens da marca) por serem os mais utilizados no Brasil, porém se você possui um modem de outro fabricante o processo é basicamente o mesmo e será bem simples realizar a configuração.

[ad#texto]

Como configurar roteador com modem PPPOE: a configuração

A configuração do modem é bem simples, basta seguir os seguintes passos:

  • Conecta seu computador via cabo de rede ao modem (não é necessário conexão à internet);
  • Acesse o endereço http://192.168.1.1 no browser de sua preferência, neste ponto é preciso colocar o usuário/senha de administrador (o padrão da D-Link é Admin/Admin);
  • No menu esquerdo clique em Internet Setup > Add;
  • Configure os seguintes parâmetros na tela que irá abrir:
    • Default Route Selection: Auto;
    • VPI: Marque o VPI correspondente a sua operadora de banda larga;
    • VCI: Marque o VCI correspondente a sua operadora de banda larga;
    • Protocol: PPPoE
    • Encapsulation: LLC
    • 802.1q: 0
    • User Name: Marque o usuário fornecido pelo provedor de acesso;
    • Password: Marque a senha fornecida pelo provedor de acesso;
  • Por fim clique no botão Apply.

Se todos os dados estiverem corretos você verá uma tabela contendo a sua conexão recém criada com o status de “Connected”.

Como configurar roteador com modem PPPOE: o resultado

Por garantia reinicie o seu modem, a partir de agora conectando qualquer computador ou roteador ao seu modem ele irá receber corretamente o sinal de internet.

É mais prático configurar a autenticação PPPOE no próprio modem porque você estará livre para trocar e conectar qualquer outro tipo de equipamento sem ter a necessidade de ficar reconfigurando a autenticação.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.