Problema da placa wireless Atheros AR5B97, veja como corrigi-lo

Home  >>  Dicas  >>  Problema da placa wireless Atheros AR5B97, veja como corrigi-lo

Problema da placa wireless Atheros AR5B97, veja como corrigi-lo

0 9
mar,2012

46

Estive notando que diversos usuários (de diversas marcas de notebook) estão enfrentando problemas de conexão wireless, dentro os problemas o mais recorrente é a conexão ser normal no início e com o passar das horas vai diminuindo o sinal até cair.

E o pior ninguém tem conseguido acertar o problema da placa wireless Atheros AR5B97.

Pelo menos até agora!

Como acertar o problema da placa wireless Atheros AR5B97

Como acertar o problema da placa wireless Atheros AR5B97

Muitos relatam que o problema era o driver proprietário fornecido pela própria Atheros, mas como o driver é validado pelo Windows 7 isso é pouco provável (que seja o única causador do problema).

Outros usuários identificaram que a placa Atheros AR5B97 “se perde” em redes wireless configuradas para operar de modo seletivo nos padrões b/g/n (a grande maioria opera assim) e a sugestão foi alterar as configurações no roteador wireless para deixar somente operando no padrão g, se isso for para a sua casa funciona, mas ter que ficar se virando em redes públicas é complicado.

Abri um notebook e notei que ela possui dois channels (canais), 0 e 1, onde é conectada a antena (aquele fio preto com um conector na ponta) e que geralmente essa antena vem conectada no channel 1, basta trocar e conectar no channel 0, fiz isso e estou a dias utilizando somente a conexão wireless (em diversas redes diferentes) e tudo parece funcionar bem.

Pelo jeito o problema mesmo é estrutura do hardware.

Um detalhe importante é que apesar do exemplo deste post ser sobre uma placa de rede wireless específica a dica pode ser aplicada a diversas outras placas de rede, pois a estrutura do hardware deles é praticamente a mesma.

Leia mais:

46 Comments so far:

  1. mateus disse:

    Pelo que tenho lido, se trata disso mesmo. Ainda não realizei essa troca de canal, mas logo tentarei.

    valeu pela dica!

  2. Marcos Castaldelli disse:

    Cara pelo que tenho lido tbm, se trata de estrutura mesmo. Queria saber se vc pode postar um passo a passo de como abrir um note e efetuar essa troca de canais. Tenho um ACER ASPIRE 4749-6822. Agradeço muito pela ajuda.

  3. Petter Rafael disse:

    Realmente é um problema que atrapalha muito, sendo uma simples placa de rede wireless a Acer poderia suspender o seu uso em detrimento de outra menos problemática.

    Vou fazer o seguinte, pela minha crônica falta de tempo, rsrsrs, vou produzir fotos e montar um how to no final de semana.

  4. Jose Suricata disse:

    Acabei de trocar o conector da antena para o canal “0”. Para isso, tive que remover todos os parafusos traseiros ( que somente seguram a tampa traseira no lugar, felizmente) São mais de vinte parafusos, sendo que seis ficam dentro do compartimento da bateria e são de tamanho menor que os demais.
    Com a troca feita, agora a conexão da rede ficou perfeita (antes eu tinha que ficar junto ao roteador, o que tornava ridiculo o uso de um notebook.
    Só espero que não tenha perdido a garantia, pois não quebrei nenhum lacre e também não toquei em mais nenhum componente da Placa, somente do conector que mudei de lugar.
    Também não sei se o fato de estar utilizando o canal “0” ao invés do canal “1” cause algum dano no notebook.
    Finalmente, não entendo como a ACER deixa os seus notebooks serem vendidos com um problema tão básico e de tão fácil solução. Será que eles querem que os proprietários enviem todos os notebooks para a assistência técnica?

  5. Marcos Paulo disse:

    Cara, fiz como vc falou e deu certinho aqui pra mim, na hora que liguei o notebook já conectou! Nossa eu iria ficar instalando e desinstalando e não daria certo. MUITO OBRIGADO mesmo pela excelente dica!

  6. Petter Rafael disse:

    Realmente não sei porque a Acer, Dell e outras integradoras de hardware ainda montam notebooks assim!

  7. mauricio medeiros disse:

    Cara!!!valeu d+++++
    já tava quase vendendo pra comprar outro.
    o meu é o acer 4749-6822.
    Agora ficou filé.

  8. Petter Rafael disse:

    Que bom que resolveu o seu problema.
    Só não sei porque a Acer ainda insiste em não considerar isso.

  9. Milton Simões disse:

    valeu mesmo!!!
    Funcionou perfeitamente. Só queria saber porque é preciso mudar de canal, não seria mais interessante que viesse de fabrica já com essa alteração?

  10. Petter Rafael disse:

    Sim, seria muito mais interessante se a própria fábrica fizesse isso, aliás não sei porque vem com o canal problemático.

  11. Ricardo disse:

    Depois que fiz essa troca,meu computador so fica na tela Iniciando o Windows.

  12. Petter Rafael disse:

    Você fez exatamente o procedimento?

  13. elison disse:

    Valeu mesmo funcionou perfeito após a troca da antena.

  14. Daniel disse:

    fiz isso mas continua do mesmo jeito

  15. Petter Rafael disse:

    Já experimentou atualizar o driver?

  16. Daniel disse:

    sim atualizei pelo driver easy e continua caindo d nada

  17. Petter Rafael disse:

    Eu nunca confiei muito nestes serviços para manter meus drivers, procure a versão mais atual direto no site do fabricante do seu notebook, é bem mais confiável, é provável que o seu driver esteja com conflito.

  18. Everton Silva disse:

    Olá
    Tenho uma placa Atheros AR9485WB-EG num Asus e estou com esse problema: sinal muito fraco, mesmo ao lado do roteador. Tens alguma dica de o que posso fazer para melhorar isso?
    Desde já, grato pela atenção.
    Att,
    Everton

  19. Petter Rafael disse:

    Me passa qual é o sistema operacional que você está utilizando e qual a versão do driver que está atualmente instalado.

    Para ver a versão do driver vá para Sistema -> Gerenciador de dispositivos e depois clique em Propriedades.

  20. Everton Silva disse:

    Petter,
    Obrigado por responder. Utilizo o Windows 7 Home Basic, 64 bits. O driver é o último que consta no site da Atheros (http://www.atheros.cz/atheros-wireless-download.php?chipset=61&system=5, que encontrei na internet).

    Att,

    Éverton

  21. Petter Rafael disse:

    O driver oficial desta placa wireless é problemática mesmo, tive uma instalação do Windows 8 que foi pro vinagre devido a este driver.

    Seguinte, tenta reverter o driver para a versão que o Windows instala automaticamente, como o processo de controle de uma conexão wireless é simples muitas vezes não precisamos do driver oficial que infelizmente acaba dando problema.

    Existe uma chance remota que o fabricante do seu notebook ter alterado o design desta placa e por isso o driver oficial está dando problema, daí o melhor caminho é procurar uma versão do driver que esteja no site do fabricante do notebook e não no site da Atheros.

    Espero ter ajudado!

  22. renato ribeiro disse:

    olá
    Gostaria de saber se me pode ajudar me dizendo como por password no meu router wireless Atheros ar5b97..
    não consigo por pass e tenho pessoas usando minha rede…
    obg

  23. Petter Rafael disse:

    O Atheros AR5B97 é uma placa de rede wireless e não um roteador wireless.
    Qual é de fato a marca e modelo do seu roteador?

  24. roberval disse:

    Depois que alterei o sistema operacional da máquina para Windows 8, o driver “Qualcomm Atheros AR5B97 Wireless Network Adapter” passou a não funcionar direito (sem acesso à internet).
    O problema ocorria. Depois o acesso à rede normalizava. Agora, a pane persiste por vários dias.
    Entrei no site do do fabricante do computador (ACER)para obter a atualização do “driver”, no entanto a atualização difere da minha (ACER: 9.2.0.212, minha: 3.0.0.130).
    Durante o processo de atualização, o computador informa que o “driver” está atualizado.
    Existe também a seguinte mensagem: o windows interrompeu o dispositivo porque encontrou problemas (código 43).
    Como devo proceder.
    A falta de acesso continua.

  25. Petter Rafael disse:

    Acredito que o caminho mais viável seja a remoção completa do driver e depois tentar instalar novamente, a partir da versão mais nova.

  26. Paulo Curitiba disse:

    os drivers eu instalei, direto do site da acer, a placa é ar5b97, mas pede um certificado de segurança, assinatura digital… onde eu coloco isso? formatei um acer aspire 5253 – b2663, com windows 7 home premium x64, arquitetura amd. e agora não funciona o wi fi… o que posso fazer?

  27. Petter Rafael disse:

    Vou tentar lhe ajudar.

    O primeiro passo é ir no site da Acer, mais precisamente em http://br.acer.com/ac/pt/BR/content/drivers e selecionar o driver para a placa de rede wifi.

    Veja que este provavelmente será um driver de uma versão antiga, contudo seu hardware terá que funcionar, depois é só localizar um driver mais novo caso queira.

  28. helio etchepare disse:

    tenho um asus com uma placa qualcomm atheros. para manter minha conexão estável precisava ficar ao lado do roteador. se me afastava 3m a rede ficava com sinal baixo e a conexão caía. abri meu note. na placa wifi estão conectados 2 fios, um branco e um preto. simplesmente inverti a conexão dos fios na placa e o problema foi resolvido. agora meu note está com sinal cheio e conexão estável. ASUS K45CM WIN 8.1

  29. Petter Rafael disse:

    Realmente não consigo entender como problemas tão simples passam desapercebidos pelos fabricantes, muita gente já deve ter reclamado de um problema como este com a própria ASUS.

  30. Roberto disse:

    Só trocar o canal, ficou excelente sinal 100%, aumentou completamente o raio de atuação da placa.

    Valeu pela dica.

  31. Pedro Henrique de Morais disse:

    Troquei os cabos tambem e aumentou muito o raio do wifi , obrigado !
    Mas tenho uma duvida !
    Qual wireless mode eu coloco ? 802.11 g/ n / a / b ???

  32. Petter Rafael disse:

    Que bom que a dica funcionou.
    Qual é o local onde você vai configurar o wifi mode?

    Daqui a pouco vou te passar um link explicando as diferenças entre os protocolos que você citou para tentar ajuda-lo.

  33. Pedro Henrique de Morais disse:

    Uso pessoal para casa , eu configuro ele direto pelo modem !

  34. Petter Rafael disse:

    Pedro, postei uma matéria sobre as diferenças dos padrões wifi, veja em: .

    Se tiver dúvidas é só perguntar.

  35. William Kolodziejski disse:

    Gostaria de saber se é perigoso este processo, vi varias imagens em que a placa possui 2 fios, um branco no canal 0 e um preto no canal 1. É só inverter os fios? me ajudem por favor!

  36. Petter Rafael disse:

    Olha, os testes que fiz foi em placas com somente um fio preto, com dois nunca testei.

    Mas vou tentar ajudar de outra forma, me fale exatamente qual é o problema que talvez seja possível solucionar de outra forma.

  37. Gustavo Davi disse:

    Cara, eu fiz outro processo. Eu desativei o módulo Bluetooth e, claro, a primeiro plano funcionou perfeitamente, porém depois de algumas horas o problema voltou a persistir. Talvez o uso somente do fio preto implique em algum funcionamento da placa, vou pesquisar mais sobre isto. Visto que alguns comentários apontam para um melhor funcionamento depois de realizado o processo, eu irei fazer alguns testes. Sim, eu já atualizei o driver para o mais atual, redefini várias vezes o adaptador de rede, tentei outras configurações e tudo mais, porém o problema persiste como dito antes. Obrigado pela dica, postarei o resultado.

  38. Petter Rafael disse:

    Ok. Sucesso e qualquer dúvida posta aí que vamos tentar ajudar.

    A propósito, o fio preto está conectado no canal 0 ou 1?

  39. William Kolodziejski disse:

    Obrigado por responder Petter, eu abri o notebook da minha mãe e inverti os fios branco e preto, a princípio tudo funcionaou. A solução que encontrei para o meu notebook (não abri ele pois além de ter apenas 2 meses, tem parafusos embaixo dos pés) foi colocar a frequencia do roteador em 802.11n. Isso definitivamente resolveu o problema, porém, somente na minha casa.

  40. Petter Rafael disse:

    O problema da garantia é realmente sério, pois em teoria a assistência deveria arrumar casos como este mas geralmente não fazem nada!
    Boa sorte e qualquer coisa é só perguntar.

  41. […] ou notebook que não tenha pelo menos um dispositivo da Atheros, sendo que os mais comuns sãos as famigeradas placas de rede wi-fi e quando precisamos atualizar ou reinstalar é muito difícil localizar drivers Atheros para todos […]

  42. Luiz Flávio disse:

    CARA VC É UM GÊNIO , PARABENS POR DIVIDIR CONHECIMENTOS E AJUDAR AS PESSOAS!! TUDO CERTO AKI
    JA ESTAVA QUASE COMPRANDO UM ADAPTADOR USB!!

  43. Petter Rafael disse:

    Ficamos felizes por poder ajudar.
    Caso tenha mais alguma dúvida sobre TI é só perguntar que vamos sempre ajudar.

  44. Gabriela Menchikova disse:

    Muito obrigada pela explicação clara e direta, P.R.!
    Graças a vc, consegui resolver esse problema!
    Abraços

  45. matrix disse:

    Ficamos grato em ajudar!
    É muito bom ver que nossos posts de ajuda (são muitos) realmente ajudam :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>