Problema da placa wireless Atheros AR5B97, veja como corrigi-lo

Estive notando que diversos usuários (de diversas marcas de notebook) estão enfrentando problemas de conexão wireless, dentro os problemas o mais recorrente é a conexão ser normal no início e com o passar das horas vai diminuindo o sinal até cair.

E o pior ninguém tem conseguido acertar o problema da placa wireless Atheros AR5B97.

Pelo menos até agora!

Como acertar o problema da placa wireless Atheros AR5B97

Como acertar o problema da placa wireless Atheros AR5B97

Muitos relatam que o problema era o driver proprietário fornecido pela própria Atheros, mas como o driver é validado pelo Windows 7 isso é pouco provável (que seja o única causador do problema).

Outros usuários identificaram que a placa Atheros AR5B97 “se perde” em redes wireless configuradas para operar de modo seletivo nos padrões b/g/n (a grande maioria opera assim) e a sugestão foi alterar as configurações no roteador wireless para deixar somente operando no padrão g, se isso for para a sua casa funciona, mas ter que ficar se virando em redes públicas é complicado.

Abri um notebook e notei que ela possui dois channels (canais), 0 e 1, onde é conectada a antena (aquele fio preto com um conector na ponta) e que geralmente essa antena vem conectada no channel 1, basta trocar e conectar no channel 0, fiz isso e estou a dias utilizando somente a conexão wireless (em diversas redes diferentes) e tudo parece funcionar bem.

Pelo jeito o problema mesmo é estrutura do hardware.

Um detalhe importante é que apesar do exemplo deste post ser sobre uma placa de rede wireless específica a dica pode ser aplicada a diversas outras placas de rede, pois a estrutura do hardware deles é praticamente a mesma.

Leia mais:

Sobre Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

44 comments

  1. Pelo que tenho lido, se trata disso mesmo. Ainda não realizei essa troca de canal, mas logo tentarei.

    valeu pela dica!

  2. Cara pelo que tenho lido tbm, se trata de estrutura mesmo. Queria saber se vc pode postar um passo a passo de como abrir um note e efetuar essa troca de canais. Tenho um ACER ASPIRE 4749-6822. Agradeço muito pela ajuda.

  3. Realmente é um problema que atrapalha muito, sendo uma simples placa de rede wireless a Acer poderia suspender o seu uso em detrimento de outra menos problemática.

    Vou fazer o seguinte, pela minha crônica falta de tempo, rsrsrs, vou produzir fotos e montar um how to no final de semana.

  4. Acabei de trocar o conector da antena para o canal “0″. Para isso, tive que remover todos os parafusos traseiros ( que somente seguram a tampa traseira no lugar, felizmente) São mais de vinte parafusos, sendo que seis ficam dentro do compartimento da bateria e são de tamanho menor que os demais.
    Com a troca feita, agora a conexão da rede ficou perfeita (antes eu tinha que ficar junto ao roteador, o que tornava ridiculo o uso de um notebook.
    Só espero que não tenha perdido a garantia, pois não quebrei nenhum lacre e também não toquei em mais nenhum componente da Placa, somente do conector que mudei de lugar.
    Também não sei se o fato de estar utilizando o canal “0″ ao invés do canal “1″ cause algum dano no notebook.
    Finalmente, não entendo como a ACER deixa os seus notebooks serem vendidos com um problema tão básico e de tão fácil solução. Será que eles querem que os proprietários enviem todos os notebooks para a assistência técnica?

  5. Cara, fiz como vc falou e deu certinho aqui pra mim, na hora que liguei o notebook já conectou! Nossa eu iria ficar instalando e desinstalando e não daria certo. MUITO OBRIGADO mesmo pela excelente dica!

  6. Cara!!!valeu d+++++
    já tava quase vendendo pra comprar outro.
    o meu é o acer 4749-6822.
    Agora ficou filé.

  7. valeu mesmo!!!
    Funcionou perfeitamente. Só queria saber porque é preciso mudar de canal, não seria mais interessante que viesse de fabrica já com essa alteração?

  8. Depois que fiz essa troca,meu computador so fica na tela Iniciando o Windows.

  9. Eu nunca confiei muito nestes serviços para manter meus drivers, procure a versão mais atual direto no site do fabricante do seu notebook, é bem mais confiável, é provável que o seu driver esteja com conflito.

  10. Olá
    Tenho uma placa Atheros AR9485WB-EG num Asus e estou com esse problema: sinal muito fraco, mesmo ao lado do roteador. Tens alguma dica de o que posso fazer para melhorar isso?
    Desde já, grato pela atenção.
    Att,
    Everton

  11. Me passa qual é o sistema operacional que você está utilizando e qual a versão do driver que está atualmente instalado.

    Para ver a versão do driver vá para Sistema -> Gerenciador de dispositivos e depois clique em Propriedades.

  12. O driver oficial desta placa wireless é problemática mesmo, tive uma instalação do Windows 8 que foi pro vinagre devido a este driver.

    Seguinte, tenta reverter o driver para a versão que o Windows instala automaticamente, como o processo de controle de uma conexão wireless é simples muitas vezes não precisamos do driver oficial que infelizmente acaba dando problema.

    Existe uma chance remota que o fabricante do seu notebook ter alterado o design desta placa e por isso o driver oficial está dando problema, daí o melhor caminho é procurar uma versão do driver que esteja no site do fabricante do notebook e não no site da Atheros.

    Espero ter ajudado!

  13. olá
    Gostaria de saber se me pode ajudar me dizendo como por password no meu router wireless Atheros ar5b97..
    não consigo por pass e tenho pessoas usando minha rede…
    obg

  14. Depois que alterei o sistema operacional da máquina para Windows 8, o driver “Qualcomm Atheros AR5B97 Wireless Network Adapter” passou a não funcionar direito (sem acesso à internet).
    O problema ocorria. Depois o acesso à rede normalizava. Agora, a pane persiste por vários dias.
    Entrei no site do do fabricante do computador (ACER)para obter a atualização do “driver”, no entanto a atualização difere da minha (ACER: 9.2.0.212, minha: 3.0.0.130).
    Durante o processo de atualização, o computador informa que o “driver” está atualizado.
    Existe também a seguinte mensagem: o windows interrompeu o dispositivo porque encontrou problemas (código 43).
    Como devo proceder.
    A falta de acesso continua.

  15. Acredito que o caminho mais viável seja a remoção completa do driver e depois tentar instalar novamente, a partir da versão mais nova.

  16. os drivers eu instalei, direto do site da acer, a placa é ar5b97, mas pede um certificado de segurança, assinatura digital… onde eu coloco isso? formatei um acer aspire 5253 – b2663, com windows 7 home premium x64, arquitetura amd. e agora não funciona o wi fi… o que posso fazer?

  17. tenho um asus com uma placa qualcomm atheros. para manter minha conexão estável precisava ficar ao lado do roteador. se me afastava 3m a rede ficava com sinal baixo e a conexão caía. abri meu note. na placa wifi estão conectados 2 fios, um branco e um preto. simplesmente inverti a conexão dos fios na placa e o problema foi resolvido. agora meu note está com sinal cheio e conexão estável. ASUS K45CM WIN 8.1

  18. Realmente não consigo entender como problemas tão simples passam desapercebidos pelos fabricantes, muita gente já deve ter reclamado de um problema como este com a própria ASUS.

  19. Só trocar o canal, ficou excelente sinal 100%, aumentou completamente o raio de atuação da placa.

    Valeu pela dica.

  20. Troquei os cabos tambem e aumentou muito o raio do wifi , obrigado !
    Mas tenho uma duvida !
    Qual wireless mode eu coloco ? 802.11 g/ n / a / b ???

  21. Que bom que a dica funcionou.
    Qual é o local onde você vai configurar o wifi mode?

    Daqui a pouco vou te passar um link explicando as diferenças entre os protocolos que você citou para tentar ajuda-lo.

  22. Uso pessoal para casa , eu configuro ele direto pelo modem !

  23. Gostaria de saber se é perigoso este processo, vi varias imagens em que a placa possui 2 fios, um branco no canal 0 e um preto no canal 1. É só inverter os fios? me ajudem por favor!

  24. Olha, os testes que fiz foi em placas com somente um fio preto, com dois nunca testei.

    Mas vou tentar ajudar de outra forma, me fale exatamente qual é o problema que talvez seja possível solucionar de outra forma.

  25. Cara, eu fiz outro processo. Eu desativei o módulo Bluetooth e, claro, a primeiro plano funcionou perfeitamente, porém depois de algumas horas o problema voltou a persistir. Talvez o uso somente do fio preto implique em algum funcionamento da placa, vou pesquisar mais sobre isto. Visto que alguns comentários apontam para um melhor funcionamento depois de realizado o processo, eu irei fazer alguns testes. Sim, eu já atualizei o driver para o mais atual, redefini várias vezes o adaptador de rede, tentei outras configurações e tudo mais, porém o problema persiste como dito antes. Obrigado pela dica, postarei o resultado.

  26. Obrigado por responder Petter, eu abri o notebook da minha mãe e inverti os fios branco e preto, a princípio tudo funcionaou. A solução que encontrei para o meu notebook (não abri ele pois além de ter apenas 2 meses, tem parafusos embaixo dos pés) foi colocar a frequencia do roteador em 802.11n. Isso definitivamente resolveu o problema, porém, somente na minha casa.

  27. O problema da garantia é realmente sério, pois em teoria a assistência deveria arrumar casos como este mas geralmente não fazem nada!
    Boa sorte e qualquer coisa é só perguntar.

  28. CARA VC É UM GÊNIO , PARABENS POR DIVIDIR CONHECIMENTOS E AJUDAR AS PESSOAS!! TUDO CERTO AKI
    JA ESTAVA QUASE COMPRANDO UM ADAPTADOR USB!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>