Problema da placa wireless Atheros AR5B97, veja como corrigi-lo


Muitos notebooks tem apresentado problemas de conexão wireless, veja como corrigir o problema da placa wireless Atheros AR5B97 e de outras placas wireless.

 

Como acertar o problema da placa wireless Atheros AR5B97
Como acertar o problema da placa wireless Atheros AR5B97

Estive notando que diversos usuários (de diversas marcas de notebook) estão enfrentando problemas de conexão wireless, dentro os problemas o mais recorrente é a conexão ser normal no início e com o passar das horas vai diminuindo o sinal até cair.

E o pior ninguém tem conseguido acertar o problema da placa wireless Atheros AR5B97.

Pelo menos até agora!

Muitos relatam que o problema era o driver proprietário fornecido pela própria Atheros, mas como o driver é validado pelo Windows 7 isso é pouco provável (que seja o única causador do problema).

Outros usuários identificaram que a placa Atheros AR5B97 “se perde” em redes wireless configuradas para operar de modo seletivo nos padrões b/g/n (a grande maioria opera assim) e a sugestão foi alterar as configurações no roteador wireless para deixar somente operando no padrão g, se isso for para a sua casa funciona, mas ter que ficar se virando em redes públicas é complicado.

Abri um notebook e notei que ela possui dois channels (canais), 0 e 1, onde é conectada a antena (aquele fio preto com um conector na ponta) e que geralmente essa antena vem conectada no channel 1, basta trocar e conectar no channel 0, fiz isso e estou a dias utilizando somente a conexão wireless (em diversas redes diferentes) e tudo parece funcionar bem.

Pelo jeito o problema mesmo é estrutura do hardware.

Um detalhe importante é que apesar do exemplo deste post ser sobre uma placa de rede wireless específica a dica pode ser aplicada a diversas outras placas de rede, pois a estrutura do hardware deles é praticamente a mesma.

Post em: 09/03/2012, por: Petter Rafael