Nvidia agora integra a Linux Foundation

[ad#texto]

Foi anunciado que agora a Nvidia também faz parte do rol de empresas que integra a Linux Foundation e logo pensamos em drivers de vídeo finalmente abertos, mas a resposta é não, pelo menos por enquanto.

Falando em Linux, as placas de vídeo com chips da Nvidia possuem um driver proprietário desenvolvido pela própria Nvidia, isso torna de certa forma a comunidade refém deste driver e iniciativas de driver abertos são feitas através de engenharia reversa o que nem sempre produz bons resultados.

A principio a Nvidia parece somente interessada em produzir suporte adequado no Linux para a sua linha de processadores Tegra, uma ideia um tanto “diferente” já que uma união deste porte tem como intuito principal promover o crescimento recíproco e da forma como a Nvidia parece querer conduzir condiz apenas com benefício próprio.

Contudo, com o passar do tempo talvez às coisas de ajeitem melhor e a Nvidia ofereça suporte a comunidade para que a mesma passe a desenvolver de forma mais eficiente drivers livres para chips gráficos da Nvidia, assim como a Intel e a AMD já fazem há anos.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.