Senado aprova lei que proibe roaming

Agora vai! Senado aprova lei que proibe roaming e agora fica nas mãos da Camara facilitar a vida dos consumidores. Veja os detalhes aqui.

[ad#texto]

Senado aprova lei que proibe roaming
Senado aprova lei que proibe roaming

No início da era dos celulares a estrutura ainda era pequena e a tecnologia ainda era muito cara para as operadoras que iniciavam suas atividades, neste cenário comportar o deslocamento do usuário realmente criava custos adicionais, pois muitas vezes uma operadora dependia da estrutura física de outras, porém o cenário agora evoluiu muito e o senado aprova lei que proibe o roaming em território nacional.

Sem dúvidas é uma boa notícia, afinal em um país onde existem mais aparelhos de comunicação móvel (celular, smartphone, tablets, etc) que linhas fixas realmente não faz mais sentido a cobrança de roaming.

Senado aprova lei que proibe roaming: entenda o que é roaming

Para quem ainda não sabe, roaming é aquela cobrança adicional que as operadoras cobravam dos usuários quando eles se deslocavam para fora da sua área de base e recebiam ou faziam ligações. Isso mesmo, o cliente era tarifada apenas por receber uma ligação.

Antes este tipo de cobrança tinha certa lógica, pois a sua operadora pagava para utilizar a infraestrutura de outra e assim você acabava arcando com este custo extra.

Atualmente praticamente não existe mais a necessidade de uma operadora usar a estrutura de outra, pois a sua própria infraestrutura cresceu e já cobre praticamente todo o país, mas as cobranças continuavam.

Senado aprova lei que proibe roaming: como fica

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) fez o projeto que extingue a cobrança por roaming, texto que já foi aprovado e agora deve ser encaminhado para a análise e possível aprovação da Camara.

Vale lembrar que o texto proíbe apenas a cobrança de roaming nacional, ou seja, o roaming internacional continua vigente normalmente e também as cobranças por DDD (discagem direta a distancia).

Sem dúvida é uma medida que vai beneficiar especialmente os usuários de linhas pré-pagas onde a cobrança de roaming era mais pesada (tarifas mais altas se comparadas a linhas pós-pagas).

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias