SEA contra o Skype
[ad#texto]
O ano começou quente na área de segurança da informação, desta vez o Exército Eletrônico Sírio ou simplesmente SEA na sigla em inglês que apoia o atual regime político na Síria e que já esteve ligado a vários ataques a redes sociais desta vez tomou o Skype como alvo.
O grupo atacou e comprometeu a segurança dos serviços Twiter, Facebook e do próprio blog do Skype alertando para todos os usuários deixem de utilizar tanto o Skype quanto o Outlook.com (ambos são da Microsoft) e deixou a seguinte mensagem:
“Não use e-mails da Microsoft (Hotmail, Outlook). Eles estão monitorando suas contas e vendendo os dados para os governos. Mais detalhes em breve. #SEA”
A mensagem na conta do Skype no Twitter teve mais de 10.000 retuítes nas 2 horas que ficou on-line e a Microsoft ainda não se posicionou oficialmente sobre o ocorrido, apenas divulgou uma mensagem no próprio Twitter alegando que os dados dos mais de 600 milhões de usuários não foram comprometidos.
O fato é que o SEA conseguiu burlar a segurança apenas das redes sociais, ainda não existe nenhuma prova de que o ataque tenha capturado informações dos usuários ou que ainda tenha comprometido de alguma forma a segurança da rede que o Skype opera.