Rumor da vez: Google vai descontinuar linha Nexus

[ad#texto]

Surgiu um rumor que o Google pretende acabar com a linha Nexus, para quem não sabe são aqueles smartphones com hardware potente e Android puro, sem nenhuma interferência de players e operadoras e o melhor de tudo com um preço muito convidativo.

A princípio seria vantajoso para o Google acabar com a linha Nexus, afinal eles poderiam então trabalhar e investir em paz (sem gerar intrigas com outros fabricantes e parceiros do Google no seguimento mobile) nos smartphones da Motorola, já que o Moto X e o Moto G apresentam boa relação custo-benefício e o Android é “quase puro”, principalmente no Moto X o termo “quase puro” se resume ao fato de que o Android foi melhorado com inteligência para facilitar a operação do gadget por usuários leigos e para que o gadget ofereça o máximo de facilidade e integração de uso.

Somando a isso o fato de que a linha Nexus surgiu para que o Google pudesse demonstrar a real capacidade do Android em um tempo onde o Android era tido como um sistema lento e cheio de bugs, problemas esses que na verdade vinham da personalização que cada integradora realizava.

Hoje temos vários fabricantes disponibilizando modelos de seus smartphones com o selo Google Edition, ou seja, com o Android puro sem a intervenção ou demais acordos por parte do Google.

De certo modo até faz sentido, afinal seria menos esforço e mais dinheiro para o Google, o problema é que tudo isso é um rumor, nada foi confirmado pelo Google e pelo sim e pelo não a linha Nexus atingiu um estado de referência e relevância, matar a linha assim seria o mesmo que voltar ao ano de 2010 e dizer que o todo mundo pode integrar o Android como quiser e voltaremos aos novos velhos problemas.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.