Google vende Motorola para a Lenovo
[ad#texto]
Uma notícia pegou de surpresa todo mundo hoje, o Google anunciou que vendeu a Motorola para a Lenovo por US$ 2,91 bilhões.
O Google havia comprado a Motorola por US$ 12,5 bilhões em 2011 provavelmente devido ao grande número de patentes que a Motorola possuía, afinal foram eles que inventaram o telefone celular, e de posse destas patentes foi possível escapar de um suposto processo por parte da Apple (para não repetir o caso da Samsung).
Na negociação com a Lenovo o Google ficou com a maior parte das patentes, por isso a diferença de valor entre compra e venda.
Um detalhe é que mesmo com o sucesso dos modelos Moto X e Moto G a Motorola trouxe mais problemas do que virtudes para o Google, a estratégia não decolou com nenhum modelo para bater de frente em volumes de vendas com a líder Samsung e causa muito mal estar do Google com suas parceiras fabricantes no segmento Android, afinal eles se tornaram concorrentes.
Para a Lenovo a compra da Motorola cai como uma luva nos seus planos de expansão no segmento mobile, embora já fabrique smartphones a tempos as vendas da Lenovo se concentram na China, com a aquisição da Motorola o raio de atuação e penetração da Lenovo passa para uma escala global.
Para os clientes nem tudo pode ser bom, principalmente para os que compram o Moto X e o Moto G que possuem um Android “quase puro” e a promessa de rápidas atualizações, afinal era uma empresa que pertencia ao Google, neste quesito pode ser que comecem a existir dificuldades nas atualizações e que os próximos modelos já adotem uma orientação diferente.
Sobre o rumor do fim da linha Nexus, com a venda da Motorola tudo fica diferente, e para a alegria geral agora parece bem pouco provável que exista o fim da linha Nexus.