Google vende Motorola para a Lenovo

[ad#texto]

Uma notícia pegou de surpresa todo mundo hoje, o Google anunciou que vendeu a Motorola para a Lenovo por US$ 2,91 bilhões.

O Google havia comprado a Motorola por US$ 12,5 bilhões em 2011 provavelmente devido ao grande número de patentes que a Motorola possuía, afinal foram eles que inventaram o telefone celular, e de posse destas patentes foi possível escapar de um suposto processo por parte da Apple (para não repetir o caso da Samsung).

Na negociação com a Lenovo o Google ficou com a maior parte das patentes, por isso a diferença de valor entre compra e venda.

Um detalhe é que mesmo com o sucesso dos modelos Moto X e Moto G a Motorola trouxe mais problemas do que virtudes para o Google, a estratégia não decolou com nenhum modelo para bater de frente em volumes de vendas com a líder Samsung e causa muito mal estar do Google com suas parceiras fabricantes no segmento Android, afinal eles se tornaram concorrentes.

Para a Lenovo a compra da Motorola cai como uma luva nos seus planos de expansão no segmento mobile, embora já fabrique smartphones a tempos as vendas da Lenovo se concentram na China, com a aquisição da Motorola o raio de atuação e penetração da Lenovo passa para uma escala global.

Para os clientes nem tudo pode ser bom, principalmente para os que compram o Moto X e o Moto G que possuem um Android “quase puro” e a promessa de rápidas atualizações, afinal era uma empresa que pertencia ao Google, neste quesito pode ser que comecem a existir dificuldades nas atualizações e que os próximos modelos já adotem uma orientação diferente.

Sobre o rumor do fim da linha Nexus, com a venda da Motorola tudo fica diferente, e para a alegria geral agora parece bem pouco provável que exista o fim da linha Nexus.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias