Qual o melhor antivírus gratuíto

Escolher um bom antivírus nem sempre é fácil, veja aqui qual o melhor antivírus e veja nossas melhores opções gratuitas.

[ad#texto]

Muitos usuários têm dúvidas para escolher seu antivírus exatamente pela dificuldade que encontram em determinar qual o melhor antivírus. Realmente esta é uma pergunta complexa, vou mostrar como fiz para escolher uma solução antivírus para meu uso pessoal – e acredite, vou surpreender você – e também vou explicar qual a real diferença entre um antivírus pago e um antivírus freeware.

Qual o melhor antivírus gratuíto
Qual o melhor antivírus gratuíto

O primeiro passo é entender o que é, atualmente, um antivírus. Antigamente um antivírus era apenas um aplicativo com um banco de dados que localizava e eliminava vírus, e acredite, muitas soluções antivírus da década de 90 nem tinham monitoramento em tempo real.

Hoje a coisa toda evoluiu, hoje uma solução de segurança geralmente mescla uma engine de antivírus, um antiphishing e um antirootkit existindo ainda alguns que também oferecem proteção antimalware (estes são mais generalistas), assim temos um único produto de segurança, mas isso não facilita a escolha.

Um ponto bem interessante é que vários profissionais garantem que soluções pagas são mais eficazes que soluções gratuitas, eu digo que isso depende e é muito relativo, temos bons produtos tanto gratuitos quanto pagos assim como também temos péssimos produtos tanto gratuitos quanto pagos, a diferença entre um produto pago e um freeware é a situação do suporte em casos de erro, onde os pagos apresentam menor tempo de resposta e que para se diferenciar os produtos pagos oferecem um monte de recursos adicionais que não estão ligados necessariamente com a questão de segurança e monitoramento do seu computador.

Tomando por base o produto BitDefender, eu utilizei ele por um certo período, a engine de detecção do BitDefender é muito boa e também oferece recursos de criptografia de dados e ainda uma espécie de browser para transações de segurança, para você acessar o seu internet banking com mais tranquilidade.

Então aquela conversa que antivírus freeware não presta não tem embasamento consistente.

Na verdade, estes recursos a mais não são assim tão essenciais e é possível viver muito bem sem eles. Agora que explicamos alguns dos questionamentos mais comuns acerca de soluções antivírus vamos demonstrar qual o melhor antivírus.

Para isso vamos utilizar uma lista de produtos ranqueados pelo AV Test que é um instituto independente o que torna o teste mais idôneo, pois vários “testes” por aí que são patrocinados e acabam por favorecer uma ou outra empresa e os usuários geralmente ficam desprotegidos.

Como vocês podem ver a lista contém, tanto produtos freeware quanto produtos pagos, e que diversos produtos pagos ficam atrás de diversos produtos freeware, um exemplo é o Eset que é pago e está pior que o Avast Free que é gratuito.

Já que não adianta muito pagar por um produto igual ou pior a sua versão gratuita vou listar alguns antivírus freeware que já testei e a minha impressão sobre eles, assim verificando a lista fica fácil você decidir qual o melhor antivírus freeware:

  • Comodo: tem uma engine de detecção muito falha (deixa passar malwares em demasia), além de apresentar propagandas, realmente não compensa;
  • AVG: tem um ranqueamento bom no AV-Test, mas quando tentei utilizar era muito intrusivo e atrapalha muito na utilização da internet e pesou demais na performance do computador;
  • Avast: não compromete a performance e apresenta boa defesa contra vírus e malwares, contudo costuma falhar ao proteger o computador contra crapware;
  • 360Safe Internet Security: este é desconhecido mas não compromete a performance e protege muito bem, pois faz algo que ainda não vi, ele mescla proteção via cloud computing, engine QVM e também engine BitDefender via licenciamento, resumindo, ele concentra três engines em apenas uma e tem apresentado ótimos resultados nos testes.

Eu sempre acompanho os testes no AV-Test para saber qual o melhor antivírus, pois os resultados sempre oscilam de teste para teste para uma possível troca de produto, aliás esta é uma das vantagens do uso de um antivírus freeware, pois como não fico amarrado a nenhuma solução posso ir trocando conforme os produtos vão evoluindo e melhorando – ou piorando – nos testes.

Eu venho utilizando o 360Safe e ele tem sido a resposta para a pergunta qual o melhor antivírus pois é leve, customizável e eficaz na proteção sem interferir nos processos do Windows.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 320 outros assinantes

Busca

dezembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031 

Categorias