Protegendo seu aplicativo Java com o Proguard

[ad#texto]

Semana passada mostramos a funcionalidade do JD Gui, que é um descompilador de aplicativos Java bem eficiente, que apesar de muito útil para desenvolvedores Java que por um motivo ou outro perderam o código-fonte de seu software Java também tem sido utilizado por desenvolvedores Java mal intencionados que simplesmente roubam o código-fonte de aplicativos de terceiros.

Mas nem tudo está perdido, quem tem certa experiência em Java já deve ter ouvido falar em obfuscar o código-fonte, coisa bem utilizada em J2ME que está sendo cada vez mais utilizada em J2EE ou J2SE.

Para que ainda não sabe, o ato de obfuscar não evita de fato que o aplicativo Java seja descompilado, porém ao executar este processo o código-fonte gerado fica todo embaralhado, praticamente impossível de reorganiza-lo novamente e mesmo que o desenvolvedor Java seja insistente e tente reverter manualmente o processo do obfuscador após utilizar o JD Gui o processo será mais árduo e demorado do que o desenvolvimento do zero do mesmo aplicativo, ou seja, o crime passa a não compensar mais.

Para quem está iniciando em Java e quer obfuscar o seu aplicativo fica a dica do Proguard.

O Proguard irá obfuscar o aplicativo após o mesmo ter sido compilado (transformado em bytecodes), seja ele um .class, um .jar ou qualquer outra forma de compilação que o Java e sua IDE preferida ofereça.

Além disse é possível definir o tipo do seu aplicativo, se ele é uma aplicativo autônomo, uma lib, etc, assim esmo depois de obfuscado o seu aplicativo não perde nenhuma funcionalidade.

Para quem quer aprender a utilizar o Proguard corretamente, não percam os próximos post (a dica é guardar o Viablog nos favoritos) que nos próximos dias iremos postar uma série de artigos destinados a demonstrar as diversas formas de trabalhar com o Proguard.

Tags:,
Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 324 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias