Oracle Best Pratices

[ad#texto]
Volto a afirmar que todo bom desenvolvedor acompanha e segue todas as best pratices de sua ferramenta de trabalho, no meu caso a Oracle divulga as suas e também a Sun divulga os Blue Prints para o Java.

Mesmo que para o cliente que muitas vezes não tem conhecimento técnico é importante seguir tais práticas, mesmo que no inicio do projeto isso consuma um esforço maior, mas no final você vai ganhar muito e listo alguns motivos para isso:

  • A sua aplicação ganha em performance e usabilidade;
  • Maior transparência para o cliente;
  • Suporte, manutenção e upgrades de forma fácil, precisa e direta;
  • Maior credibilidade junto ao cliente técnico.

Ou seja, a menos que você venda a sua solução e depois desapareça do mercado não é negócio nenhum fazer um desenvolvimento atrapalhado, pois em um futuro próximo você mesmo terá retrabalho para dar manutenção e atualização em sua solução.

Também não quero dizer que você precisa saber todas as minúcias, mas pelo menos o trivial é sua obrigação.

Um exemplo prático, vamos supor que você precise realizar uma consulta em uma tabela e guardar os dados em uma variável, dentro do Forms Oracle:

SELECT campo
 INTO variavel
FROM tabela

Correto o código acima?

Sim e não.

Sim porque vai funcionar.

E não pois violou uma best pratice do Oracle, que é colocar tudo dentro de um cursor, mesmo que retorne apenas um resultado.

Essa recomendação existe pois em algum momento sua aplicação pode perder performance com isso.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias