As operadoras vão controlar seu smartphone
As operadoras vão controlar seu smartphone remotamente e você nem vai notar, veja aqui todos os detalhes e como evitar que isso aconteça com seu gadget.
[ad#texto]
Esta notícia é alarmante, principalmente para quem utiliza smartphones com Android e compra seus gadgets com as operadoras de telefonia, isso porque as operadoras vão controlar seu smartphone a partir de agora.
Analisando a situação mais afundo, já é complicado o processo de compra de smartphones pois diversos fabricantes entopem o Android de customizações o que quase sempre causa lentidão e o aparecimento de diversos bugs e somando a isso as operadoras também adicionam diversos apps com o objetivo de venderem serviços o que somente piora a experiência do usuário.
O bom dessa história toda é que no caso dos apps das operadoras eles podem ser removidos.
Mas a partir de agora as operadoras vão controlar seu smartphone remotamente
Agora o app Ignite, da Digital Turbine, vai permitir que as operadoras executem a instalação de apps no que chamamos de pós-carregamento, enchendo o seu smartphone de crapware que na grande maioria das vezes só irá ocupar preciosos megabytes de espaço de armazenamento.
O assunto é polemico pois após a compra o direito de propriedade do smartphone é do comprador, assim como a responsabilidade por danos que eventualmente o uso inapropriado do smartphone possa causar então logicamente as operadoras não podem simplesmente “invadir” o seu smartphone e instalar o que bem entenderem.
Claro que esta discussão entra no âmbito jurídico pois é muito provável que as operadoras irão embutir cláusulas em letras minusculas a fim de obter autorização para esta prática, porém isso esbarra em leis que protegem o indivíduo.
Alguns usuários já estão alertando que estão recebendo uma atualização chamada “DT_Ignite” que provavelmente é o novo conjunto de software do Ignite para permitir instalações remotas então é bom ficar atento para estas possíveis instalações.
Se as operadoras vão controlar seu smartphone então como evitar que isso aconteça?
Uma possível solução será a instalação de uma versão AOSP do Android ou ainda alguma ROM Custom como a CyanogenMod, aí vai do gosto de cada usuário.