As operadoras vão controlar seu smartphone

As operadoras vão controlar seu smartphone remotamente e você nem vai notar, veja aqui todos os detalhes e como evitar que isso aconteça com seu gadget.

[ad#texto]

Esta notícia é alarmante, principalmente para quem utiliza smartphones com Android e compra seus gadgets com as operadoras de telefonia, isso porque as operadoras vão controlar seu smartphone a partir de agora.

As operadoras vão controlar seu smartphone
As operadoras vão controlar seu smartphone

Analisando a situação mais afundo, já é complicado o processo de compra de smartphones pois diversos fabricantes entopem o Android de customizações o que quase sempre causa lentidão e o aparecimento de diversos bugs e somando a isso as operadoras também adicionam diversos apps com o objetivo de venderem serviços o que somente piora a experiência do usuário.

O bom dessa história toda é que no caso dos apps das operadoras eles podem ser removidos.

Mas a partir de agora as operadoras vão controlar seu smartphone remotamente

Agora o app Ignite, da Digital Turbine, vai permitir que as operadoras executem a instalação de apps no que chamamos de pós-carregamento, enchendo o seu smartphone de crapware que na grande maioria das vezes só irá ocupar preciosos megabytes de espaço de armazenamento.

O assunto é polemico pois após a compra o direito de propriedade do smartphone é do comprador, assim como a responsabilidade por danos que eventualmente o uso inapropriado do smartphone possa causar então logicamente as operadoras não podem simplesmente “invadir” o seu smartphone e instalar o que bem entenderem.

Claro que esta discussão entra no âmbito jurídico pois é muito provável que as operadoras irão embutir cláusulas em letras minusculas a fim de obter autorização para esta prática, porém isso esbarra em leis que protegem o indivíduo.

Alguns usuários já estão alertando que estão recebendo uma atualização chamada “DT_Ignite” que provavelmente é o novo conjunto de software do Ignite para permitir instalações remotas então é bom ficar atento para estas possíveis instalações.

Se as operadoras vão controlar seu smartphone então como evitar que isso aconteça?

Uma possível solução será a instalação de uma versão AOSP do Android ou ainda alguma ROM Custom como a CyanogenMod, aí vai do gosto de cada usuário.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias