Operadoras fazendo traffic shaping

[ad#texto]

Para quem ainda não sabe traffic shaping é o ato do provedor de dados diminuir de forma intencional a velocidade de transferência em um determinado protocolo ou em toda a extensão da conexão. E como o tráfego de dados via torrent é alto em qualquer parte do mundo é óbvio que o principal alvo dos provedores de dados é realizar traffic shaping neste protocolo.

O instituto Measurement Lab é uma organização que tem o objetivo de medir e identificar traffic shaping, no Brasil temos os seguintes resultados na pesquisa realizado no primeiro trimestre de 2012:

  • Net com 13% de traffic shaping;
  • Oi com 9% de traffic shaping;
  • GVT com 6% de traffic shaping.

Pelo fluxo de reclamações a primeira colocação da Net não é nenhuma surpresa, porém a GVT é algo inusitado no terceiro lugar. O instituto alerta que os resultados abaixo de 10% podem resultar a partir de falsos positivos, já o índice de 10% a 50% indica que realmente o provedor de dados efetuou traffic shaping em algum momento na sua rede, já índices acima de 50% indicam uso constante de traffic shaping.

Em termos de provedores com infraestrutura utilizada por outros fornecedores a Embratel em primeiro lugar entre os praticantes de traffic shaping com o índice de 60%, um absurdo, já que quando contratamos um plano de dados isso não é especificado em nenhum momento e a velocidade tem então que ser constante sob qualquer protocolo.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.