Opera vai economizar sua bateria

Opera vai economizar sua bateria ativando um novo recurso no seu browser e segundo os testes a autonomia de bateria do seu notebook vai aumentar muito. Veja aqui.

[ad#texto]

Opera vai economizar sua bateria
Opera vai economizar sua bateria

Recentemente a Opera divulgou que o seu navegador possui VPN integrada gratuita e sem nenhum tipo de limitação de uso e agora o browser Opera vai economizar sua bateria, permitindo utilizar seu notebook por mais tempo longe da tomada, uma ótima notícia para quem trabalha a maior parte do tempo externamente.

Como é um recurso novo por enquanto ele só está disponibilizado para a versão Dev do Opera, mas conforme for atingindo maturidade e os prováveis bugs diminuídos será liberado para os demais usuários, ou seja, a mesma estratégia adotada para o recurso de VPN nativa.

Opera vai economizar sua bateria: o teste

Foi utilizado um notebook Lenovo X250 com Windows 10 para executar a navegação a cada minuto no browser com 11 abas abertas, com esta situação e utilizando o Chrome a bateria durou 1h54min e trocando o Chrome pelo Opera a duração média foi de 1h58min.

Com o modo de economia ativado a duração média foi de 2h56min, realmente uma grande economia de energia.

Opera vai economizar sua bateria: como este recurso funciona

Quando o modo de economia é ativado uma séria de ações são executadas visando diminuir o processamento aumentando a autonomia da bateria e ao mesmo tempo sem prejudicar a experiência de uso, são elas:

  • Reduzir a atividade nas abas em segundo plano;
  • Ativar o processador com menos frequência;
  • Otimizar os temporizadores JavaScript;
  • Interromper plugins não utilizados;
  • Reduzir a taxa de quadros dos vídeos para 30 fps;
  • Forçar o uso de codecs de vídeo acelerados por hardware;
  • Pausar animações nos temas do navegador;
  • Executar um bloquear de anúncios.

Lembrando que o teste foi realizado pela própria Opera em um ambiente completamente controlado, assim este recurso ainda carece de vários ajustes e obviamente a economia da bateria não será tão grande assim para todos os casos de uso.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias