Opera vai economizar sua bateria
Opera vai economizar sua bateria ativando um novo recurso no seu browser e segundo os testes a autonomia de bateria do seu notebook vai aumentar muito. Veja aqui.
[ad#texto]
Recentemente a Opera divulgou que o seu navegador possui VPN integrada gratuita e sem nenhum tipo de limitação de uso e agora o browser Opera vai economizar sua bateria, permitindo utilizar seu notebook por mais tempo longe da tomada, uma ótima notícia para quem trabalha a maior parte do tempo externamente.
Como é um recurso novo por enquanto ele só está disponibilizado para a versão Dev do Opera, mas conforme for atingindo maturidade e os prováveis bugs diminuídos será liberado para os demais usuários, ou seja, a mesma estratégia adotada para o recurso de VPN nativa.
Opera vai economizar sua bateria: o teste
Foi utilizado um notebook Lenovo X250 com Windows 10 para executar a navegação a cada minuto no browser com 11 abas abertas, com esta situação e utilizando o Chrome a bateria durou 1h54min e trocando o Chrome pelo Opera a duração média foi de 1h58min.
Com o modo de economia ativado a duração média foi de 2h56min, realmente uma grande economia de energia.
Opera vai economizar sua bateria: como este recurso funciona
Quando o modo de economia é ativado uma séria de ações são executadas visando diminuir o processamento aumentando a autonomia da bateria e ao mesmo tempo sem prejudicar a experiência de uso, são elas:
- Reduzir a atividade nas abas em segundo plano;
- Ativar o processador com menos frequência;
- Otimizar os temporizadores JavaScript;
- Interromper plugins não utilizados;
- Reduzir a taxa de quadros dos vídeos para 30 fps;
- Forçar o uso de codecs de vídeo acelerados por hardware;
- Pausar animações nos temas do navegador;
- Executar um bloquear de anúncios.
Lembrando que o teste foi realizado pela própria Opera em um ambiente completamente controlado, assim este recurso ainda carece de vários ajustes e obviamente a economia da bateria não será tão grande assim para todos os casos de uso.