O que é o Forms da Oracle
Um bom profissional em Forms é dificil de se encontrar hoje no mercado, mas afinal o que é o Forms da Oracle? A grosso modo o Forms é uma ferramentas destinado a construir “telas”, ou seja, pequenos softwares que baseados na tecnologia e no próprio banco de dados Oracle.
Por ser uma ferramenta RAD é extremamente rápido construir uma tela no Forms, mas toda essa agilidade tem o seu preço, ele é muito rápido para o básico, aquelas coisas tipo cadastro, exclusão e manutenção de registros, etc, etc. Para tarefas mais refinadas como por exemplo comunicação com periféricos via hardware o negócio complica mais.
Embora seja uma mão na roda para empresas que já usam em larga escala tecnologia da Oracle ele não resolve todos os problemas e é comum vermos um grande ERP utilizando Forms tendo pequenos fragmentos em outras linguagens visando suprir as suas deficiências.
Outro ponto interessante é que um Form desenvolvido para ser utilizado como cliente/servidor pode facilmente ser publicado na Internet (desde que o seu servidor Oracle suporte e esteja devidamente configurado para isso), deixando o seu sistema on-line.