Novidades sobre os processadores ARM

[ad#texto]

A tecnologia da ARM para construção de processadores parece estar tomando proporções gigantescas, afinal impulsionada com o crescente aumento da computação móvel, os processadores ARM são famosos pelo baixo consumo de energia aliado ao bom desempenho.

Tanto é fato que a AMD já anunciou que está desenvolvendo processadores do padrão ARM destinados a servidores de cloud computing e parece que agora a própria ARM divulgou informações que parecem ligar diretamente qual o tipo de processador a AMD está desenvolvendo.

A ARM divulgou em nota que pretende lançar dois novos processadores, o Cortex-A53 de baixíssimo consumo energético e destinado a gadgets de baixo custo e o Cortex-A57 que prometem altíssimo desempenho sem aumentar demasiadamente o consumo de energia, ambos formam a família de processadores Cortex A-50 da ARM.

Mas o mais interessante é que estes processadores terão suporte a 64-bit, ou seja, irão libertar os gadgets atuais da limitação de 4 Gb de RAM sem utilizar de subterfúgios.

Para finalizar, os novos processadores da ARM ainda irão integrar uma tecnologia chamada de big.LITTLE que consiste em implementar núcleos de alto desempenho para as tarefas que assim exigirem e núcleos de consumo extremamente baixo de energia somente para atender as tarefas de stand by.

A ARM espera que os interessados já coloquem no mercado os novos processadores em 2014 e dentre os interessados está a Broadcom e AMD.

Seria agora o fim do reinado dos processadores padrão X86? É bom a Intel começar a se movimentar ou para frear o aparente ataque do padrão ARM na computação desktop, atual reinado do X86 ou então se aprofundar no padrão ARM para não afundar junto com o padrão X86.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 325 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias