Nova tecnologia para gravação de dados
[ad#texto]
A Seagate anunciou esta semana uma nova tecnologia para produção de HD´s, chamada de HAMR, essa tecnologia permite uma maior densidade de dados gravados por polegada quadrada na superfície do HD, permitindo assim aumentar a capacidade de armazenamento sem precisar aumentar o tamanho.
Assim HD´s de 3,5” que hoje chegam a 4 TB de capacidade poderiam incialmente saltar para 6 TB com a nova tecnologia e ao longo de 10 anos a capacidade saltaria para 60 TB, que eu considero um bom número, mesmo projetando as necessidades futuras de armazenamento de dados.
Essa tecnologia (em termos leigos) vai através de um laser esquentar de forma controlada uma região microscópica da ponta da agulha de leitura/gravação dentro do HD, dessa forma será possível aumentar a densidade de gravação, comparando com a densidade em temperatura normal.
Realmente a Seagate tem se despontado no mercado de HD´s e dispositivos de armazenamento, tenho um HD híbrido SSD e realmente é excelente tanto em ganho de performance real quanto em durabilidade.
Parece que HD´s SSD ainda não terão vez se os usuários necessitarem de alta capacidade de armazenamento, a não ser que algum salto no avanço tecnológico do SSD surja, assim como a Seagate fez com os HD´s agora.