Nova tecnologia para gravação de dados

[ad#texto]

A Seagate anunciou esta semana uma nova tecnologia para produção de HD´s, chamada de HAMR, essa tecnologia permite uma maior densidade de dados gravados por polegada quadrada na superfície do HD, permitindo assim aumentar a capacidade de armazenamento sem precisar aumentar o tamanho.

Assim HD´s de 3,5” que hoje chegam a 4 TB de capacidade poderiam incialmente saltar para 6 TB com a nova tecnologia e ao longo de 10 anos a capacidade saltaria para 60 TB, que eu considero um bom número, mesmo projetando as necessidades futuras de armazenamento de dados.

Essa tecnologia (em termos leigos) vai através de um laser esquentar de forma controlada uma região microscópica da ponta da agulha de leitura/gravação dentro do HD, dessa forma será possível aumentar a densidade de gravação, comparando com a densidade em temperatura normal.

Realmente a Seagate tem se despontado no mercado de HD´s e dispositivos de armazenamento, tenho um HD híbrido SSD e realmente é excelente tanto em ganho de performance real quanto em durabilidade.

Parece que HD´s SSD ainda não terão vez se os usuários necessitarem de alta capacidade de armazenamento, a não ser que algum salto no avanço tecnológico do SSD surja, assim como a Seagate fez com os HD´s agora.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 321 outros assinantes

Busca

outubro 2020
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias