Nova linha de processadores AMD

[ad#texto]

A Intel está começando a distribuir processadores baseados na sua nova arquitetura chamada de Ivy Bridge, estima-se que o ganho de performance com estes processadores é alto com um baixo TDP, algo em torno de 17W, coisa que vai de encontro com as especificações da Intel para os ultrabooks.

Agora a AMD anuncia a sua nova arquitetura, chamada de Trinity, que tem como foco principal a sua utilização em notebooks, para bater de frente com os novos processadores Ivy Bridge da Intel.

A diferença é que enquanto a Intel joga toda a performance a carga da potencia do seu processador a AMD se vale mais da máxima “o cliente compra um notebook e não um processador” e aposta forte no conjunto da obra, valendo do seu expertise em GPU´s, as Radeon, a GPU embutida na plataforma Trinity é a série 7000 que promete muito, essa diferença é válida até porque a GPU integrada na plataforma da Intel é como sempre fraca, não sendo, de forma definitiva o ponto forte da arquitetura embora a Intel tenha melhorado bastante o desempenho de suas GPU´s nos últimos anos.

No teste WEI do Windows 7, uma APU da arquitetura Trinity fica limitada no índice de 4,8, pela nota obtida pelo processador, notando que o teste do Windows isola o hardware, escondendo a performance global da arquitetura da AMD que aposta pesado na adoção, por parte do software, da estratégia de segmentar o processamento entre CPU e GPU trazendo performance global.

Tanto isso é fato que em testes isolando somente o processador (testando processamento bruto) a arquitetura Ivy Bridge leva vantagem sobre a arquitetura Trinity, porém no uso diário a AMD vem mostrando que a história é diferente e quando o software adotar a política de APU o ganho da AMD será muito maior do que já é (lembrando que o driver para as APU´s da AMD já impõe esse processamento paralelo em diversas situações).

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 325 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias