.Net e a mania do webservice
[ad#texto]
Sinceramente uma característica me assombra nos desenvolvedores .Net, seja ASP.Net, C# ou qualquer outra linguagem embutida na plataforma da Microsoft, todos teimam em afirmar que um sistema Web só é um sistema se estiver atrelado a um webservice.
Uma coisa não tem nada a ver com a outra, um sistema Web pode muito bem coexistir e funcionar bem sem a necessidade de consumir um webservice. O que vai definir a necessidade ou não de um webservice é a demanda do cliente e a sua análise, mas se o analista/desenvolvedor já começa o projeto com a necessidade de um webservice em mente não teremos outra coisa além de um sistema consumindo um webservice.
São coisas assim que ainda contaminam os desenvolvedores que atuam nas diversas plataformas fornecidas pela Microsoft, não sei se é algo estimulado pela própria Microsoft ou se é característica que se perpetua desde tempos remotos da era da informática, mas sinceramente precisa acabar.
Essa visão da Microsoft de acoplar tudo a sua plataforma, nos mínimos detalhes mais atrapalha do que ajuda e quem paga o pato no final é o cliente, o usuário do sistema, que recebe um sistema muito mais “pesado” mais custoso para ser executado, devido ao fato de estar entupido de tecnologias (muitas vezes complexas) que não teriam a necessidade de existir para aquele sistema.
Desenvolvam sistemas pensando em performance, para serem agéis e fiáveis aos olhos do cliente e verão como terão menos problemas, mas projetos e mais dinheiro no bolso.